Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2018 > 11 > Projeto de extensão apresenta protótipos na II INOVALE

Projeto de extensão apresenta protótipos na II INOVALE

Alunos do curso de Arduino e suas tecnologias expuseram projetos na área veicular e agronômica
por publicado: 22/11/2018 16h05 última modificação: 22/11/2018 16h06

Possibilitar o surgimento de produtos e/ou serviços tecnológicos na região. Este é o propósito do curso de Arduino e suas tecnologias no Campus Itaporanga, uma ação extensionista promovida pelo Edital nº 011/2018 - PROGRAMA DE APOIO INSTITUCIONAL À PRESTAÇÃO DE SERVIÇO.

Utilizando-se dos conhecimentos adquiridos na capacitação em Arduino (uma placa de prototipagem tecnológica), os alunos Arley Abílio da Silva Leite e Damião Diogo Félix da Silva desenvolveram uma proposta de sensor de estacionamento de custo reduzido. Inclusive, com diversas aplicações. “Como se trata de um dispositivo que mensura curtíssimas distâncias, na ordem de centímetros, podemos empregá-lo como ferramenta auxíliar na segurança perimetral de instalação elétricas, de propriedades ou até mesmo no próprio veículo como um sensor de estacionamento”, afirma Arley Abílio.

Outro destaque foi o projeto dos alunos Lucas Pereira de Azevedo e Jose Klebson de Souza Bastos, autores de um dispositivo, também de baixo custo, que verifica e informa se o solo está seco, úmido ou encharcado (saturado). Com esta informação, pode-se alcançar um melhor controle sobre a bomba de irrigação. Muito benéfico na agricultura, uma vez que existem diversos tipos de plantio que se diferem em seus cuidados na hora do cultivo.

Por Arley Willer