Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 03 > Campus Itaporanga no combate ao Mosquito Aedes Aegypti

Noticia

Campus Itaporanga no combate ao Mosquito Aedes Aegypti

Ação faz parte do Programa de Extensão Qualidade de Vida e Educação
por Arley publicado: 10/03/2017 10h56 última modificação: 10/03/2017 10h58

Nos dias 02 e 03 de março o Campus Itaporanga realizou ações de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. A enfermeira Malu Micilly Pinto através do Programa de Extensão Qualidade de Vida e Educação, o qual coordena, elaborou junto aos discentes bolsistas do programa ações em sala de aula de cunho educativo. A ideia seria compartilhar informações e formar agentes multiplicadores no combate ao mosquito causador de quatro doenças até então conhecidas: dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Os alunos envolvidos no programa pesquisaram e elaboraram material informativo para ser entregue aos colegas de turma e apresentaram as informações através de ilustrações, imagens, vídeos e depoimentos.

O combate ao Mosquito Aedes Aegypti constitui a forma mais eficaz de prevenção dessas doenças tão devastadoras. Evitar o acúmulo de água parada evita a proliferação do mosquito. Ações como manter o lixo fechado, evitar acúmulo de água em pneus velhos e vasos de plantas, manter tampada as caixas de água, realizar limpeza semanal dos vasilhames para água de animais domésticos e manter ralos e tampas de vasos sanitários fechados contribuem para evitar a proliferação do mosquito. É importante saber que o ovo do Aedes Aegypti pode sobreviver até 450 dias, mesmo que o local onde foi depositado fique seco. Se este local receber água novamente o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva, pupa, atingindo a fase adulta dentro de 2 a 3 dias, por isso é importante eliminar a água e lavar os recipientes com água e sabão.

Portanto, seja conosco um multiplicador dessa ideia. Diga NÃO AO MOSQUITO.

--

Texto e imagens: Malu Micilly 

registrado em: