Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2016 > 04 > Campus Itabaiana do IFPB é selecionado para realizar Mostra Audiovisual de Direitos Humanos

A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos.
por publicado: 04/04/2016 00h00 última modificação: 28/05/2016 11h52

O Campus Itabaiana do IFPB recebeu recentemente a  informação que ficou entre as instituições contempladas na 10ª Edição da Mostra Audiovisual de Direitos Humanos. A iniciativa da realização da Mostra na unidade partiu da Direção Geral em parceria com a equipe da Direção de Ensino.

Para o Diretor Geral do Campus, Professor Guilherme Regis “é fundamental mobilizar os professores, servidores, alunos e comunidade para a importância dos direitos humanos, e a realização dessa mostra é uma demonstração clara do engajamento institucional com a questão”. O projeto da Mostra é coordenado pelo professor e diretor de ensino, Marinaldo Medeiros e o servidor Gutemberg Lima.

Segundo, Gutemberg Lima, que também é cineclubista, a Mostra representa para o IFPB três aspectos relevantes, um contato com a linguagem audiovisual, a divulgação da produção audiovisual nacional e a uma reflexão mais sensível sobre os direitos humanos. “Ou seja, através da interação, o público terá um posicionamento mais crítico perante os temas abordados, sabendo que a relação da educação, tecnologia e cultura é questão indissociável no entendimento do cotidiano social e institucional”, expressou Gutemberg.

Criada em 2006 como uma das ações estratégicas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo dos últimos 10 anos e, atualmente, ocorre em todas as capitais federais do Brasil e em outras cidades do país.

A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

Nestes dez anos, a Mostra expandiu em alcance e em escopo – da América do Sul para o Hemisfério Sul, e agora, na 10ª Edição, como Mostra Internacional, além de contar, pelo terceiro ano consecutivo, com cerca de 1.000 pontos de difusão pelo país, assumindo assim um caráter descentralizador e democrático.

Realizada pela SDH/PR, a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é  produzida pelo Instituto Cultura em Movimento – ICEM.

*Ascom com informações do Campus Itabaiana