Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2025 > 02 > Seis egressos de Educação Física são aprovados no Mestrado Acadêmico da Universidade Católica de Brasília (UCB)

Noticia

Seis egressos de Educação Física são aprovados no Mestrado Acadêmico da Universidade Católica de Brasília (UCB)

Todos os aprovados foram contemplados com bolsas CAPES/CNPq
por Amanda Tavares de Melo publicado: 12/02/2025 09h41 última modificação: 12/02/2025 10h02

A Coordenação do curso de Educação Física do Campus Sousa anunciou, na última semana, uma grande conquista para a instituição: seis egressos do curso foram aprovados no programa de Mestrado Acadêmico em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), avaliado com nota 5 na classificação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Ao todo, foram aprovados dois alunos da turma 2020, João Paulo Rodrigues dos Santos e Lucas Vital Dantas, três da turma 2019, Samuel Lira da Silva Barbosa, João Victor Morais do Nascimento e José Silvestre Martins da Silva, e um da turma de 2016, Kassio Formiga da Cruz.

Além da aprovação na pós-graduação stricto sensu, os egressos do Campus Sousa também foram contemplados com bolsas do PROSUC (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares), concedidas pela Capes a programas de pós-graduação aprovados pela CAPES com nota igual ou superior a 3 (três). As bolsas são ofertadas em duas modalidades: a Modalidade I, que inclui mensalidade da bolsa de pós-graduação e auxílio para custeio de taxas escolares, e a Modalidade II, que cobre apenas as taxas escolares.

A aprovação dos egressos no Mestrado na Universidade Católica de Brasília, instituição que possui mais de 20 anos de atuação e reconhecimento acadêmico e profissional em todo o país, foi bastante comemorada pela equipe do Campus Sousa. O Coordenador do curso de Educação Física, professor Wesley Crispim Ramalho, celebrou as conquistas dos ex-alunos e falou sobre o comprometimento dos aprovados não apenas com a formação para a docência, mas também com as atividades de pesquisa, extensão e inovação tecnológica.

“Esse resultado mostra que o que se planta, se colhe. Esses estudantes que vão ingressar no mestrado da UCB sempre foram muito atuantes em todas as atividades desenvolvidas pelo curso durante o tempo em que estiveram na graduação. Todos eles participaram de monitorias, de atividades de extensão e de pesquisa e de programas de formação de professores como o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e a Residência Pedagógica, o que certamente ampliou de forma significativa as suas perspectivas de trabalho e carreira”, argumentou Wesley.

O coordenador destacou ainda a relevância do trabalho conjunto dos profissionais que fazem o campus para proporcionar uma formação ampla e de qualidade aos estudantes e para abrir portas para novas oportunidades para os discentes. “Essa aprovação coletiva dos nossos egressos só reforça o trabalho e a dedicação dos professores, da Direção do campus, do Departamento de Educação Superior e de outros setores para desenvolver um ensino público inclusivo e de qualidade.   Destaco, nesse sentido, a atuação do docente Rodrigo Browne, que foi professor substituto no nosso campus por dois anos e atualmente é um dos responsáveis pela pós-graduação da UCB, e que estimulou muitos estudantes a ingressar na área da pesquisa e a se qualificar para seguir a carreira acadêmica, criando oportunidades para que nossos alunos pudessem concorrer nesse mestrado. Esse e outros exemplos comprovam que, quando ofertamos educação de qualidade e ampliamos o leque de possibilidades, passamos aos nossos alunos a mensagem de que eles podem ocupar os mais diversos espaços, passando pelo mercado de trabalho na iniciativa privada, a carreira acadêmica, o empreendedorismo e até pelo ingresso no serviço público por meio de seleções e concursos. Temos muito o que comemorar”, finalizou o professor.

O curso de Educação Física do IFPB Campus Sousa passou por mudanças recentes, quando abriu a possibilidade de os alunos saírem do curso tanto com a habilitação em Licenciatura quanto em Bacharelado. Nesse novo formato, o estudante inicia o curso fazendo as disciplinas do núcleo comum às duas habilitações e, no quinto período, opta pela modalidade que pretende seguir. Caso deseje ter as duas formações de Licenciado e Bacharel em Educação Física, após o término da habilitação escolhida o discente irá cursar mais dois anos para obter o diploma da segunda habilitação.



registrado em: