Noticia
Seis egressos de Educação Física são aprovados no Mestrado Acadêmico da Universidade Católica de Brasília (UCB)
A Coordenação do curso de Educação Física do Campus Sousa anunciou, na última semana, uma grande conquista para a instituição: seis egressos do curso foram aprovados no programa de Mestrado Acadêmico em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), avaliado com nota 5 na classificação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Ao todo, foram aprovados dois alunos da turma 2020, João Paulo Rodrigues dos Santos e Lucas Vital Dantas, três da turma 2019, Samuel Lira da Silva Barbosa, João Victor Morais do Nascimento e José Silvestre Martins da Silva, e um da turma de 2016, Kassio Formiga da Cruz.
Além da aprovação na pós-graduação stricto sensu, os egressos do Campus Sousa também foram contemplados com bolsas do PROSUC (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares), concedidas pela Capes a programas de pós-graduação aprovados pela CAPES com nota igual ou superior a 3 (três). As bolsas são ofertadas em duas modalidades: a Modalidade I, que inclui mensalidade da bolsa de pós-graduação e auxílio para custeio de taxas escolares, e a Modalidade II, que cobre apenas as taxas escolares.
A aprovação dos egressos no Mestrado na Universidade Católica de Brasília, instituição que possui mais de 20 anos de atuação e reconhecimento acadêmico e profissional em todo o país, foi bastante comemorada pela equipe do Campus Sousa. O Coordenador do curso de Educação Física, professor Wesley Crispim Ramalho, celebrou as conquistas dos ex-alunos e falou sobre o comprometimento dos aprovados não apenas com a formação para a docência, mas também com as atividades de pesquisa, extensão e inovação tecnológica.
“Esse resultado mostra que o que se planta, se colhe. Esses estudantes que vão ingressar no mestrado da UCB sempre foram muito atuantes em todas as atividades desenvolvidas pelo curso durante o tempo em que estiveram na graduação. Todos eles participaram de monitorias, de atividades de extensão e de pesquisa e de programas de formação de professores como o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e a Residência Pedagógica, o que certamente ampliou de forma significativa as suas perspectivas de trabalho e carreira”, argumentou Wesley.
O coordenador destacou ainda a relevância do trabalho conjunto dos profissionais que fazem o campus para proporcionar uma formação ampla e de qualidade aos estudantes e para abrir portas para novas oportunidades para os discentes. “Essa aprovação coletiva dos nossos egressos só reforça o trabalho e a dedicação dos professores, da Direção do campus, do Departamento de Educação Superior e de outros setores para desenvolver um ensino público inclusivo e de qualidade. Destaco, nesse sentido, a atuação do docente Rodrigo Browne, que foi professor substituto no nosso campus por dois anos e atualmente é um dos responsáveis pela pós-graduação da UCB, e que estimulou muitos estudantes a ingressar na área da pesquisa e a se qualificar para seguir a carreira acadêmica, criando oportunidades para que nossos alunos pudessem concorrer nesse mestrado. Esse e outros exemplos comprovam que, quando ofertamos educação de qualidade e ampliamos o leque de possibilidades, passamos aos nossos alunos a mensagem de que eles podem ocupar os mais diversos espaços, passando pelo mercado de trabalho na iniciativa privada, a carreira acadêmica, o empreendedorismo e até pelo ingresso no serviço público por meio de seleções e concursos. Temos muito o que comemorar”, finalizou o professor.
O curso de Educação Física do IFPB Campus Sousa passou por mudanças recentes, quando abriu a possibilidade de os alunos saírem do curso tanto com a habilitação em Licenciatura quanto em Bacharelado. Nesse novo formato, o estudante inicia o curso fazendo as disciplinas do núcleo comum às duas habilitações e, no quinto período, opta pela modalidade que pretende seguir. Caso deseje ter as duas formações de Licenciado e Bacharel em Educação Física, após o término da habilitação escolhida o discente irá cursar mais dois anos para obter o diploma da segunda habilitação.