Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 03 > Programa de Dignidade Menstrual: inscrições começam nesta quarta-feira (06)

Programa de Dignidade Menstrual: inscrições começam nesta quarta-feira (06)

Iniciativa visa conceder kits de absorventes higiênicos a estudantes regularmente matriculadas(os) no campus
por Amanda Tavares de Melo publicado: 06/03/2024 19h09 última modificação: 11/03/2024 17h27

O Departamento de Assistência Estudantil do Campus Sousa divulgou, nesta quarta-feira (06), o edital do processo seletivo simplificado para o Programa de Dignidade Menstrual. A ação tem o objetivo de conceder kits de absorventes higiênicos para contribuir com o bem-estar e a saúde menstrual de meninas, mulheres e menstruantes que fazem parte da comunidade discente da instituição, na esteira das atividades alusivas ao mês das mulheres no campus.

O edital da seleção prevê a entrega de um kit contendo doze pacotes de absorventes higiênico com oito unidades de absorvente em cada pacote a cada aluna(o) beneficiada(o). Pode participar do Programa de Dignidade Menstrual qualquer estudante regularmente matriculada(o) nos cursos presenciais do campus.

Ao todo, estão sendo ofertadas 200 vagas para o programa, distribuídas em 129 vagas para a ampla concorrência, 07 para pessoas com deficiência e 64 para as(os) estudantes integrantes do Programa de Moradia Estudantil, outra iniciativa do Departamento de Assistência Estudantil fundamental para prover as condições materiais necessárias à permanência e ao êxito dos estudantes na instituição.

As inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível neste link e também no edital do processo seletivo. As(os) alunas que fazem parte do Programa de Moradia Estudantil serão automaticamente selecionados (as) para o Programa de Dignidade Menstrual, não precisando, portanto, se inscrever na seleção.

As(os) discentes que já possuem o número do IVS (Índice de Vulnerabilidade Social) devem inscrever-se no formulário eletrônico e indicar a sua pontuação do IVS no próprio formulário, sem precisar anexar novos documentos. Já as(os) estudantes que não possuem IVS deverão preencher o formulário e anexar a seguinte documentação:

a) Declaração de Composição e Renda Bruta Familiar (Anexo I do edital), informando nome completo, idade, profissão e renda de cada membro do seu núcleo familiar, devidamente preenchida e assinada;

b) Comprovante de Residência do ano de 2024 que esteja legível na parte que indica a data, o nome e o endereço;

c) Caso sua família seja beneficiária do Programa Bolsa Família ou inscrita no CadÚnico, anexar foto do extrato do presente ano do Bolsa Família ou a Folha Cadastral do CadÚnico.

O cronograma da seleção estabelece que as inscrições terão início no dia 06 e vão até o dia 13. A análise das documentações enviadas será feita pelo setor de Serviço Social do campus no período de 14 a 21 de março, com divulgação do resultado preliminar prevista para 22 de março. As(os) candidatas(os) interessados em interpor recursos contra o resultado podem fazê-lo em 25 de março pelo e-mail servicosocial.sousa@ifpb.edu.br. Após a análise dos recursos, o resultado final do processo seletivo será publicado no site do campus em 27 de março de 2024.