Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 03 > Período de solicitação do IVS começa nesta segunda-feira (11)

Período de solicitação do IVS começa nesta segunda-feira (11)

Ter um número de IVS válido é condição obrigatória para concorrer aos auxílios estudantis
por Amanda Tavares de Melo publicado: 11/03/2024 17h07 última modificação: 02/04/2024 16h09

O Departamento de Assistência Estudantil do IFPB Campus Sousa publicou nesta segunda-feira (11) o edital de solicitação de análise e/ou reanálise de Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), indicador que tem sido utilizado como meio de classificação e seleção de estudantes para atendimento pelos Programas da Política de Assistência Estudantil do IFPB. As inscrições no edital devem ser feitas até o dia 31 de março pelo Suap.

De acordo com o edital da seleção, o IVS é uma pontuação que permitirá um detalhamento das condições socioeconômicas do estudante através das documentações apresentadas e das análises realizadas pelos Assistentes Sociais do campus. Podem solicitar o cálculo do IVS os estudantes regularmente matriculados(as) nos cursos presenciais do IFPB Campus Sousa modalidades Técnico Integrado ao Ensino Médio, Técnico Subsequente ou de Graduação.

O estudante deverá realizar sua solicitação através de inscrição no edital do IVS no Suap. Ao se inscrever, o aluno deverá anexar a documentação solicitada no item 5 do edital. Os alunos que ingressaram no IFPB em 2024 e que quiserem concorrer aos auxílios estudantis precisarão se inscrever no edital e solicitar o cálculo do seu IVS, visto que ele será o único meio de classificação utilizado para selecionar os alunos que vão receber os auxílios.

O IVS definido terá validade de 02 anos, considerando o mês e o ano do resultado homologado, podendo ter sua validade prorrogada por até mais 02 anos. Caso expire o prazo de validade do IVS, o número permanecerá inválido até que seja solicitada a reavaliação pelo estudante durante o período de solicitação de análise e/ou reanálise do IVS. Para fins de reavaliação, o estudante deverá fazer nova inscrição e apresentar toda a documentação exigida para análise socioeconômica, observando os requisitos e prazos do edital. O estudante também pode solicitar um novo cálculo do IVS antes da expiração do prazo de validade caso experimente uma mudança significativa na situação socioeconômica da sua família.

O cronograma do edital prevê que o período de solicitação do IVS ficará aberto de 11 a 31 de março. A análise socioeconômica será realizada pelos assistentes sociais do campus no intervalo de 01 a 19 de abril, com previsão de divulgação do resultado preliminar em 22 de abril de 2024 no site do campus. Os recursos contra o resultado podem ser enviados pelos estudantes pelo Suap entre os dias 23 e 24 de abril. O resultado final do processo será publicado em 30 de abril de 2024.