Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 02 > Semestre letivo 2024.1 começa nesta segunda-feira (19)

Semestre letivo 2024.1 começa nesta segunda-feira (19)

Estudantes serão recebidos pela gestão e equipe pedagógica do campus
por Amanda Tavares de Melo publicado: 16/02/2024 11h33 última modificação: 16/02/2024 11h37

Nesta segunda-feira (19), o Campus Sousa dará início às atividades do semestre letivo 2024.1. Na ocasião, os estudantes dos cursos técnicos e superiores serão recepcionados pelos servidores do campus, que prepararam uma programação especial de acolhimento aos alunos novatos e veteranos.

A recepção dos estudantes começa às 07h15 no ginásio da Unidade São Gonçalo com a apresentação dos setores da Direção-geral, Diretoria de Desenvolvimento do Ensino, Departamento de Educação Profissional, Departamento de Ensino Superior, Departamento de Assistência Estudantil, Coordenação Pedagógica e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais.

Também serão apresentados aos alunos os coordenadores de cada curso, que farão uma fala de acolhida para os seus estudantes. Devem participar dessa atividade os ingressantes nos cursos técnicos aprovados pelo PSCT (inclusive os do curso Técnico em Informática, que acontece na Unidade Sede) e os aprovados pelo SISU para os cursos de graduação do campus.

Cursos Técnicos

Após o acolhimento inicial dos estudantes, os novatos dos quatro cursos técnicos iniciarão as atividades do Adaptacampus, programa de ambientação e nivelamento dos ingressantes no Campus Sousa. Neste ano, o Adaptacampus acontecerá entre os dias 19 e 23 de fevereiro e dará aos estudantes um panorama geral da estrutura e dos principais setores que compõem o campus, em especial aqueles diretamente ligados ao dia a dia dos alunos como o Controle Acadêmico, o Serviço Social e o Setor de Saúde, que oferta serviços de atendimento médico, odontológico, de enfermagem e psicológico.

Confira a programação completa do Adaptacampus aqui.

Os estudantes dos cursos Integrados ao Ensino Médio devem usar o fardamento padrão do IFPB. A farda consiste em calça jeans (azul ou preta), tênis (branco, cinza, azul, marrom ou preto) e blusa/camisa padrão da instituição, salvo nos casos das atividades de educação física, que são realizadas com uniforme próprio. Os alunos do 1º ano que ainda não possuem farda devem vir de calça jeans (azul ou preta), tênis e camiseta.

Nos primeiros dias de aula, o campus irá fornecer aos estudantes dos cursos integrados duas camisas da farda, um caderno de dez matérias, uma garrafa tipo squeeze de 500ml e os livros didáticos que serão utilizados ao longo do ano.

Cursos Superiores

Já os ingressantes nos cursos superiores, após a recepção geral de todos os alunos, devem participar de uma dinâmica de integração conduzida pelo Departamento de Ensino Superior (DES) e pelas coordenações dos cursos. Os alunos aprovados no curso de Licenciatura em Química participarão dessa mesma atividade no turno da noite, a partir das 19h15, no auditório da Unidade Sede, onde são realizadas as aulas do curso.

Confira a programação de recepção dos discentes dos cursos de graduação aqui.

De acordo com o calendário acadêmico do campus, o período de férias deve ocorrer entre os dias 25 de junho e 14 de julho de 2024. Para os cursos de graduação, o semestre letivo 2024.1 está previsto para terminar no dia 17 de julho, com provas finais entre os dias 18 e 22. O início do semestre letivo está programado para o dia 29 de julho de 2024. A minuta do calendário acadêmico do campus seguiu para avaliação do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) do IFPB e será socializada com a comunidade tão logo seja aprovada pelo órgão.