Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 02 > Campus Sousa tem nova data para o início do ano letivo: 19 de fevereiro

Campus Sousa tem nova data para o início do ano letivo: 19 de fevereiro

Mudança no cronograma visa uniformizar os calendários dos cursos técnicos e dos superiores
por Amanda Tavares de Melo publicado: 01/02/2024 17h28 última modificação: 01/02/2024 17h28

A Diretoria de Desenvolvimento do Ensino do IFPB Campus Sousa anunciou nesta quinta-feira (01) um novo calendário acadêmico para os seus cursos técnicos e superiores. Com a mudança, as atividades letivas da instituição passam a começar no dia 19 de fevereiro de 2024. A medida se justifica pela necessidade de ajustar o cronograma aos calendários do Processo Seletivo de Cursos Técnicos (PSCT 2024.1) e do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que impactaram diretamente o planejamento inicial da instituição.

Com a medida, o setor de Ensino do campus visa adequar o calendário acadêmico às necessidades dos alunos ingressantes no campus em 2024 e manter a uniformidade entre os cronogramas dos cursos técnicos e dos cursos de graduação. A decisão pela alteração dos calendários foi discutida e validada pela comunidade acadêmica durante a Semana Pedagógica 2024, evento que reúne servidores ligados ao Ensino, docentes e coordenadores dos cursos do campus.

A Diretora de Ensino do Campus Sousa, professora Rackynelly Soares, destacou que a iniciativa de ajustar o calendário foi tomada após a escuta dos diversos setores que compõem a instituição e após uma cuidadosa análise e consideração dos impactos nas atividades acadêmicas. A gestora da pasta explicou ainda que, após a deliberação pela comissão de calendários do campus, a minuta do documento segue para aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPB, o CEPE.

Segundo o novo calendário, todos os estudantes devem comparecer ao campus no dia 19 de fevereiro para iniciar as suas atividades acadêmicas. Os alunos ingressantes nos cursos Integrados ao Ensino Médio devem participar do Adaptacampus, um programa de acolhimento e ambientação dos novatos à instituição.

O Adaptacampus acontece todos os anos durante duas primeiras semanas de aula e conta com a apresentação das instalações, o fornecimento das informações essenciais para os estudantes e a realização de atividades de integração dos novos alunos e de seus familiares à escola. A programação completa do Adaptacampus será divulgada em breve.

Os estudantes ingressantes nos cursos superiores também deverão ter uma recepção especial pelo Departamento de Ensino Superior. Os novatos deverão comparecer ao Bloco Pedagógico da Unidade São Gonçalo na segunda-feira (19), no turno da manhã, para participarem de um momento de acolhimento com a gestão do campus e de um tour pelas instalações da instituição.