Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 01 > Semana Pedagógica 2024 começa nesta terça-feira (30)

Semana Pedagógica 2024 começa nesta terça-feira (30)

Evento é voltado para a integração e a formação continuada dos servidores do campus
por Amanda Tavares de Melo publicado: 29/01/2024 11h42 última modificação: 02/02/2024 10h13

Entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro de 2024, o IFPB Campus Sousa promoverá a Semana Pedagógica 2024, um evento destinado à integração, à capacitação e à saúde global dos seus servidores. A Semana é organizada pela Diretoria de Desenvolvimento do Ensino e tem como eixos norteadores o tripé “saberes, fazeres e cuidados”, que também balizam o programa “Servidores em formação continuada no IFPB Campus Sousa”.

A edição deste ano da Semana Pedagógica começa no dia 30 de janeiro, a partir das 07h30, com um café da manhã para os servidores do campus, a ser realizado na UFCG Unidade Centro. O momento será seguido por uma fala de boas-vindas, pela composição da mesa solene e pela execução do Hino Nacional Brasileiro.

A programação seguirá com uma palestra do Diretor-geral do campus, professor Chico Nogueira, que fará uma avaliação das ações realizadas no campus em 2023 e apresentará as propostas para o ano de 2024. Logo após a sua fala, o diretor mediará um debate com os participantes do evento, promovendo conversas sobre temas de relevância para a comunidade acadêmica do campus.

A agenda do evento continuará após o intervalo com uma palestra sobre os estágios e sobre a política de internacionalização do IFPB, com a participação da equipe do campus, de estudantes que vivenciaram experiências acadêmicas no exterior e da Assessora de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB, Mônica Montenegro. No turno da tarde, será a vez de os participantes assistirem a palestras sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) e sobre a Certificação Diferenciada, ambas conduzidas pela servidora Larissa Cosetti.

O segundo dia do evento, organizado em torno do eixo dos “fazeres”, acontecerá na Unidade São Gonçalo e terá atividades voltadas para os relatos de experiências exitosas, para as práticas de neurodesenvolvimento e para a organização dos planos das disciplinas a serem ministradas pelos docentes em 2024.

O terceiro e último dia da Semana será voltado para o eixo do “cuidado” e contará com diversas dinâmicas e atividades físicas facilitadas por estudantes do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e docentes do curso de Licenciatura em Educação Física. As atividades serão realizadas na Unidade São Gonçalo. A comissão organizadora do evento orienta os participantes a vestirem-se com roupas leves e calçados confortáveis (tênis) que possibilitem a prática de atividades físicas.

No almoço, será servida uma feijoada ao som de música e recitação de poesias para os presentes. O evento será encerrado no turno da tarde com um momento destinado ao planejamento das coordenações dos cursos técnicos e superiores do campus, no Auditório do Bloco de Agroecologia.

A Semana Pedagógica ocorre todos os anos antes do início do ano letivo no Campus Sousa. O já tradicional evento promove o contato e o diálogo entre servidores de diversos setores e incentiva a partilha de ideias e de soluções para as demandas da instituição.