Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 01 > Campus Sousa firma parceria com o Comitê Gestor Territorial da Bovinocultura de Leite do Alto Sertão da Paraíba

Noticia

Campus Sousa firma parceria com o Comitê Gestor Territorial da Bovinocultura de Leite do Alto Sertão da Paraíba

Equipe do campus participa de reunião com entidades parceiras para elaborar plano de desenvolvimento da atividade leiteira na região
por Amanda Tavares de Melo publicado: 25/01/2024 16h15 última modificação: 25/01/2024 16h19

Nesta quarta-feira (24), uma equipe de servidores do Campus Sousa do IFPB participou de uma reunião com o Comitê Gestor Territorial da Bovinocultura de Leite do Alto Sertão da Paraíba, realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras (PB). O encontro teve como principal objetivo iniciar a construção do plano de ação territorial de desenvolvimento da bovinocultura de leite do Alto Sertão.

A reunião foi promovida pelo Banco do Nordeste, por meio da Superintendência Estadual da Paraíba, e contou com a participação de entidades como a Empaer, o Sebrae, o Prodeter, o Senar e o Governo Federal. Também participaram do encontro as prefeituras municipais e os sindicatos de trabalhadores rurais dos municípios de Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Santa Helena, Uiraúna, Triunfo, Cachoeira dos Índios e Poço Dantas.

Durante o encontro, todos esses atores institucionais e governamentais discutiram a criação de um plano estratégico para estruturar e aprimorar a cadeia produtiva do leite na grande região polarizada por Cajazeiras. De acordo com o professor Tibério Araújo, um dos representantes do IFPB no Comitê Gestor juntamente com o técnico-administativo Siebra, a instituição pode contribuir com a iniciativa por meio de colaborações técnicas, prestações de serviços e da socialização de informações, sempre com vistas ao desenvolvimento dos principais arranjos produtivos da região.

“Ao longo da reunião, as instituições foram partilhando ideias e nós ficamos responsáveis por realizar atividades como uma visita ao Hospital Veterinário Adílio Santos de Azevedo (HV-ASA) seguida de uma palestra sobre a sanidade animal para os produtores e também alguns trabalhos que discutam a sustentabilidade ambiental na produção de leite e na exploração do gado leiteiro, que podem ser realizados em parceria com os municípios participantes do comitê”, explicou Tibério.

Ainda segundo o professor, novas propostas de atividades e colaborações devem ser desenvolvidas nos próximos encontros do comitê, que pretende ampliar o seu escopo de atuação em 2024 e nos anos seguintes, mobilizando não apenas as instituições localizadas na região como também a população dos municípios envolvidos na ação.

registrado em: