Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 12 > Projeto de extensão “Visita Campus Sousa” leva escolas locais à fazenda-escola de São Gonçalo

Com o projeto, o campus recebeu mais de 1 mil visitantes só em 2023
por Amanda Tavares de Melo publicado: 21/12/2023 11h06 última modificação: 21/12/2023 11h06

Um projeto de extensão conduzido por servidores e com a participação de estudantes do IFPB Campus Sousa tem ampliado o diálogo da instituição com a sociedade. Em vigor desde maio de 2023, o projeto “Visita Campus Sousa” abriu as portas do campus para visitas guiadas, proporcionando uma aproximação entre a instituição e a população local.

O projeto foi aprovado pelo Edital nº 03/2023 Probexc Projeto, lançado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB, e tem o objetivo de levar estudantes de escolas públicas dos Ensinos Fundamental e Médio de cidades da região de Sousa para conhecer as instalações, os laboratórios, o setores de produção, os cursos ofertados, as atividades de ensino e os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por alunos e professores do Campus Sousa, além de apresentar a missão e os valores da instituição. A iniciativa busca promover o campus junto à população, aumentar a integração entre a instituição e as comunidades locais e atrair novos estudantes para os cursos técnicos e superiores do campus.

Ao longo do ano, foram realizadas 24 visitas, com a participação de 20 instituições distintas. Dentre elas, destacam-se escolas de Ensino Fundamental (níveis 1 e 2) e do Ensino Médio, provenientes de 15 cidades dos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. A abrangência do público atendido não apenas demonstra a presença regional do campus para além das fronteiras do estado, mas também a sua missão de integração com a comunidade.

O coordenador do projeto e Chefe do Departamento de Assistência Estudantil do Campus Sousa, Edvanildo Andrade, expressou sua gratidão a todos os participantes e aos colaboradores do projeto. “Gostaria de agradecer e destacar a colaboração valorosa e fundamental de dois servidores do campus, o Chefe do Departamento de Produção, Pesquisa e Extensão (DEPE), Francisco Sales Filho, e o professor Tibério Araújo, que dividiram comigo as tarefas de agendar, acompanhar e receber os visitantes. Quero também enaltecer o engajamento e as contribuições dos estudantes bolsistas do projeto, Jefferson Teodoro e Antônio Jacinto, e dos voluntários, Francisco Arthur, Gabriel Ferreira e Wanderson Sarmento, além de agradecer a contribuição dos professores, coordenadores de curso, técnicos dos setores e Unidades Educativas de Produção que também atuaram para tornar as atividades do projeto possíveis”, afirmou.

Ainda de acordo com o coordenador do projeto, somando as visitas que haviam sido realizadas antes da vigência do projeto às atividades realizadas após o seu início, o Campus recebeu 1009 visitantes no ano de 2023, o que ilustra o impacto positivo da iniciativa na divulgação do campus e de suas potencialidades para a região. Além de promover a instituição como um centro de produção de conhecimento, tecnologia e inovação, as visitas também têm atuado como uma plataforma relevante para divulgar os diversos serviços que o campus pode oferecer à comunidade local.

Por fim, Edvanildo afirmou que as visitas guiadas ao campus continuarão acontecendo em 2024. Os interessados em conhecer o campus devem mandar um e-mail para visitacampussousa@ifpb.edu.br para agendar uma visita junto à equipe do projeto.