Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 12 > Estudantes que concluíram cursos técnicos em 2023 participam de cerimônias de certificação

Solenidades reuniram alunos dos cursos Técnicos Integrados, Proeja e dos Subsequentes
por Amanda Tavares de Melo publicado: 19/12/2023 19h26 última modificação: 20/12/2023 13h20

O Campus Sousa realizou, nas últimas duas semanas, duas cerimônias de certificação para estudantes que concluíram os cursos técnicos na instituição. No dia 08 de dezembro, cerca de 300 pessoas lotaram o auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizada no centro de Sousa (PB), para a certificação dos cursos técnicos integrados e do curso Técnico em Agroindústria pelo Proeja. No dia 15 de dezembro foi a vez de cerca de 100 estudantes, familiares e servidores do campus participarem da solenidade voltada para os concluintes dos cursos Técnicos Subsequentes no auditório da Unidade Sede do IFPB.

As cerimônias foram marcadas por momentos de celebração e emoção, por simbolizarem não apenas a conclusão dos estudos de nível técnico dos estudantes, mas também o início de uma nova fase em suas vidas profissionais.Da primeira solenidade, participaram representantes de todos os cursos técnicos integrados da instituição: Agroindústria, Agropecuária, Informática, Meio Ambiente e Agroindústria voltado para estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A segunda cerimônia de certificação contou com a presença dos concluintes do curso Técnico em Informática Subsequente ao Ensino Médio.

A Chefe do Departamento de Educação Profissional, Ana Paula Rocha, ressaltou a simbologia do evento para os estudantes, suas famílias e para os professores e para toda a equipe que participou da formação técnica e humana desses novos profissionais ao longo de suas trajetórias no campus. “Foi um momento bastante significativo para todos nós porque representa não apenas uma conquista importante para esses estudantes, mas também porque abre portas para novas oportunidades acadêmicas e profissionais para os egressos. Essa etapa é só o começo de um grande futuro para eles”, afirmou a servidora.

A participação na cerimônia de certificação não é obrigatória, mas sintetiza o fechamento de um ciclo para os estudantes e representa uma oportunidade para confraternizar com amigos, parentes e toda a equipe pedagógica do campus. Além disso, a solenidade de certificação é um evento que não somente reconhece os esforços dos estudantes, mas que também destaca o papel dos cursos técnicos na formação de profissionais qualificados e aptos para o mundo do trabalho.