Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 11 > Campus Sousa tem participação expressiva no 5º Simpif

Campus Sousa tem participação expressiva no 5º Simpif

Evento de ciência, pesquisa, inovação aconteceu entre os dias 22 e 24 de novembro
por Amanda Tavares de Melo publicado: 24/11/2023 12h42 última modificação: 24/11/2023 13h27

Entre os dias 22 e 24 de novembro, o Instituto Federal da Paraíba realizou o 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SIMPIF), na cidade de Cabedelo (PB). O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) e aconteceu simultaneamente com o II Parahyba Innovation Summit e o 4º Congresso Nordestino de Educação a Distância.

Os eventos lançaram luz sobre temas como ciência, tecnologia, cultura, inovação e educação a distância e contaram com a participação de estudantes e servidores de todas as unidades do IFPB, dentre elas o Campus Sousa, que enviou uma delegação composta por 40 membros. Gestores, servidores e estudantes dos cursos técnicos, superiores e da pós-graduação marcaram presença em diversas atividades que compuseram a programação do Simpif.

Os pesquisadores e estudantes do Campus Sousa tiveram trabalhos aprovados em todas as modalidades abrangidas pelo Simpif, que incluem mostra de projetos de iniciação científica e tecnológica, apresentações de trabalhos da pós-graduação, minicursos, oficinas maker, pitches e a Mostra de Meninas Cientistas. A ampla participação ilustra a relevância dos estudos e produções acadêmicas desenvolvidos no campus tanto para a construção de conhecimento científico quanto para a solução de problemas que impactam o cotidiano da sociedade.

A Diretora de Desenvolvimento do Ensino do IFPB Campus Sousa falou sobre o simbolismo envolvido na participação expressiva de integrantes do campus em um evento como o Simpif. “Este é um dos eventos mais importantes no âmbito do IFPB concernente à pesquisa e à inovação. Todo esforço e mobilização vale a pena, pois permite que nossos discentes se conectem com outros campi, experienciem a emoção de apresentar um trabalho, de representar o campus. Tivemos a alegria de trazer representações de todos os cursos. Esse dado dá uma pista do quanto nosso campus é robusto na produção científica”, comemorou a professora.

Os trabalhos apresentados pelos pesquisadores do Campus Sousa envolveram todos os cursos existentes na unidade, que abarcam as ciências agrárias, as ciências da saúde, a formação de docentes e o eixo de tecnologia e inovação. O amplo espectro de áreas e temas contemplados demonstra a diversidade e a profundidade das atividades de pesquisa realizadas dentro da instituição.

O Coordenador de Pesquisa do IFPB Campus Sousa, professor Fábio Maciel, falou sobre o comprometimento dos pesquisadores com os seus trabalhos e destacou a importância das políticas de fomento à pesquisa e inovação desenvolvidas no IFPB e no campus.

“A participação da comitiva do campus no Simpif representa um incentivo relevante para a pesquisa, a inovação tecnológica e a produção da pós-graduação, promovendo una integração de estudantes e professores do ensino técnico, da graduação e da pós-graduação do nosso Campus não apenas no contexto interno, mas também junto às demais unidades do IFPB. Apesar da distância geográfica, viemos ao evento com uma delegação expressiva para representar uma parcela de pesquisadores e pesquisadoras que, por meio da ciência, produzem conhecimento de qualidade no alto sertão da Paraíba”, declarou o docente.

A participação em eventos como o Simpif demonstra que o incentivo às áreas de pesquisa e inovação exerce um papel significativo não somente no aprofundamento dos estudos já em execução, mas também na construção de um ambiente propício para o desenvolvimento de novas ideias e projetos, permitindo ampliar ainda mais a participação da comunidade acadêmica nessas iniciativas. Como componente do tripé ensino, pesquisa e extensão, a produção científica representa um elemento fundamental da formação acadêmica, social e humana dos estudantes que fazem parte dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.