Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 09 > Curso de Medicina Veterinária celebra 13 anos com programação especial em São Gonçalo

Curso vem se consolidando com uma referência regional em saúde e bem-estar animal
por Amanda Tavares de Melo publicado: 14/09/2023 14h59 última modificação: 14/09/2023 15h06

Na última quarta-feira (13), na fazenda-escola de São Gonçalo, o curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa realizou um evento em comemoração ao aniversário de 13 anos de sua criação e ao Dia do Médico Veterinário, celebrado no dia 09 de setembro. Desde a sua fundação, o curso vem se consolidando como uma referência regional na formação de profissionais dedicados a cuidar da saúde e do bem-estar dos animais, bem como da chamada saúde única, uma abordagem que trabalha as saúdes humana, ambiental e animal de forma integrada.

A abertura do evento em comemoração aos 13 anos do curso de Medicina Veterinária no Campus Sousa teve início às 9h no auditório do Bloco de Agroecologia e contou com a participação da gestão do campus e da coordenação, dos professores e dos estudantes do curso. Logo após a formação da mesa de honra, os participantes assistiram à palestra “Retrospectiva da Medicina Veterinária nas políticas públicas de saúde e inclusão na equipe multiprofissional de atenção primária à Saúde e-multi”, ministrada pelo Professor Doutor Maurício Machado.

Em seguida, os presentes puderam assistir a palestras sobre temas como cardiologia veterinária em pequenos animais, atuação do médico veterinário na perícia, cirurgias em equinos, bem-estar animal focado em animais domésticos e cistite recorrente em cães.  Além das palestras, o evento também contou com atividades lúdicas e espaços de diálogos e networking para os participantes.

Ao longo de sua história no campus, o curso de Medicina Veterinária tem se destacado não apenas pela excelência acadêmica, mas também pela conexão direta com as demandas do mercado e as peculiaridades do Alto Sertão da Paraíba. O curso conta com um corpo docente e um corpo técnico altamente qualificado e engajado, responsável por fornecer aos estudantes uma formação que une o conhecimento teórico às atividades práticas da profissão. Recentemente, o curso foi avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC), um índice de excelência na área.

Ao formar profissionais capacitados e conscientes das demandas do mercado veterinário e dos produtores rurais da região, o curso de Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa contribui diretamente para o fortalecimento do setor agropecuário nos municípios do seu entorno. Através de parcerias com fazendas locais e projetos de extensão, os alunos têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de forma prática, gerando resultados tangíveis para todos os envolvidos.

A maior parte das aulas práticas do curso acontece em dois equipamentos: o Hospital Veterinário Adílio Santos de Azevedo (HV-ASA) e as unidades educativas de produção, que compreendem setores como bovinocultura, suinocultura e ovinocultura, para citar alguns exemplos. Nesses espaços, os estudantes aprendem diversas técnicas e procedimentos de cuidado animal e também têm contato com os setores de pesquisa,  extensão e inovação, bandeiras importantes dos institutos federais. Com mais de dez anos de contribuição para a comunidade local, o curso segue em sua segunda década formando profissionais de excelência e colaborando com o desenvolvimento sustentável da região.