Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 08 > Diretoria de Ensino lança concurso para selecionar soluções inovadoras para demandas do campus

Podem participar da competição estudantes do Ensino Médio do campus. Inscrições vão até 13 de agosto
por Amanda Tavares de Melo publicado: 04/08/2023 16h49 última modificação: 11/08/2023 10h04

A Diretoria de Desenvolvimento do Ensino, em parceria com a Representação de Inovação do IFPB Campus Sousa, publicou nesta quarta-feira (02) o edital que regulamenta o concurso destinado a escolher as melhores soluções tecnológicas para solucionar problemas existentes no campus. A seleção é destinada aos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

A proposta do concurso é fomentar a inovação por meio de uma competição de desenvolvimento de protótipos digitais/tecnológicos passíveis de serem executadas pelos estudantes do IFPB Campus Sousa para promover a resolução de problemas e a melhoria da estrutura e do funcionamento do campus. A competição funcionará no esquema de hackathon, em que as equipes devem apresentar propostas de problemas a serem solucionados e, em seguida, desenvolver protótipos ou projetos de soluções para os problemas apresentados na fase anterior.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas no período de 04 a 13 de agosto de 2023 mediante preenchimento e envio da Ficha de Inscrição, que está disponível no Anexo I do edital do concurso, juntamente com a proposta do problema a ser solucionado em formato PDF. Além desses documentos, o líder da equipe precisa enviar o termo de Cessão de Direitos Autorais (Anexo II do edital) e o Termo de Ciência, válido para candidatos menores de idade e disponível no Anexo III do edital, para o e- mail adson.diego@academico.ifpb.edu.br.

Cada equipe poderá ser formada por no mínimo dois e no máximo quatro alunos, sendo obrigatória a participação de pelo menos um aluno do curso Técnico em Informática. Os trabalhos enviados serão avaliados de acordo com os critérios de aplicabilidade, impacto institucional, originalidade da solução (inovação), viabilidade da solução (tecnologia), apresentação da solução e integração.

A relação de inscrições homologadas será publicada no site do campus no dia 15 de agosto de 2023. A apresentação das soluções e o resultado final do concurso acontecerão no dia 15 de agosto, na Unidade Sede do IFPB Campus Sousa.