Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 07 > Projeto de Extensão do IFPB Campus Sousa recebe visitas de escolas e instituições da região

Iniciativa visa promover o campus junto a estudantes e comunidades locais
por Amanda Tavares de Melo publicado: 20/07/2023 08h05 última modificação: 20/07/2023 08h23

O IFPB Campus Sousa tem recebido, ao longo de todo o semestre, visitas de escolas da rede municipal e estadual de ensino e de instituições da sociedade civil interessadas em conhecer a estrutura, os cursos e os serviços ofertados pela instituição. A iniciativa faz parte de um projeto de extensão intitulado “Visitas ao Campus Sousa”, que foi aprovado pelo Edital nº 03/2023, do Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura (PROBEXC Projeto), publicado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB.

No último mês de junho, o Campus Sousa recebeu visitas das escolas Colégio Monteiro Lobato, de Sousa (PB), que enviou duas turmas de quarenta estudantes do Ensino Fundamental II, e da ECI Francisco Augusto Campos, do município vizinho de Nazarezinho (PB), que enviou uma turma de 38 alunos do Ensino Médio. As visitas marcaram o início oficial das atividades do projeto de extensão.

O projeto de visitas ao campus tem como principal objetivo apresentar o Campus Sousa aos alunos do Ensino Fundamental, que podem vir a estudar na instituição, e à comunidade da região, promovendo seus cursos, atividades e os serviços públicos que a instituição oferece ao público externo, como, por exemplo, a assistência médica a animais de criadores locais pelo Hospital Veterinário Adílio Santos de Azevedo.

As visitas vêm sendo realizadas em parceria com as Secretarias de Educação e escolas públicas da região polarizada por Sousa, que indicam turmas de estudantes interessados em participar das visitas guiadas. De acordo com o regulamento da atividade, as visitas acontecem, preferencialmente, de terça a quinta-feira no turno da manhã. O número máximo de visitantes por turma é de quarenta estudantes. Turmas com mais de 30 alunos devem ser acompanhados por, no mínimo, dois professores e/ou funcionários da instituição visitante.

O projeto de extensão conta com a participação de servidores e estudantes dos cursos técnicos do campus, dentre eles dois bolsistas, e os demais como voluntários. Um dos alunos bolsistas do projeto, Antônio Jacinto, falou sobre a relevância da iniciativa para ampliar a visibilidade do campus junto à população local:

“Essa é uma atividade que o Campus há muitos anos realiza e que tem crescido nos últimos anos, especialmente após a sua formalização como um projeto de extensão aprovado em um edital do IFPB. A nossa ideia é, futuramente, trazer mais pessoas, servidores (técnicos e professores) e principalmente o corpo discente para participar e colaborar com as visitas. Esta ação é de grande importância para que as comunidades locais conheçam o Campus, em especial a fazenda-escola de São Gonçalo, seus espaços de convivência, laboratórios e unidades de produção, através de uma visita guiada por alunos do próprio Campus. Esperamos que esta atividade tenha reflexo na procura de alunos da região pelos cursos ofertados pelo Campus, especialmente agora, que estamos nos aproximando do início do nosso Processo Seletivo de Cursos Técnicos, o PSCT”, afirmou Antonio.

Durante o mês de julho, as visitas estão suspensas em função das férias acadêmicas, mas deverão voltar à normalidade na primeira semana de agosto, com o início do semestre letivo. Os interessados em agendar visitas devem enviar um e-mail para edvanildo.silva@ifpb.edu.br