Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 06 > Estudantes do IFPB Campus Sousa apresentam trabalhos em congresso nacional de Medicina Veterinária

Um dos trabalhos obteve destaque acadêmico, sendo selecionado para apresentação oral no evento
por Amanda Tavares de Melo publicado: 13/06/2023 17h28 última modificação: 13/06/2023 17h28

Entre os dias 24 e 26 de maio, um grupo de 60 estudantes e mais dois professores do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária representou o IFPB Campus Sousa no 42º Congresso Brasileiro da Anclivepa (CBA 2023), o maior congresso na área de pequenos animais do país. O evento ocorreu em Fortaleza (CE) e reuniu alunos de graduação e pós-graduação, médicos veterinários, pesquisadores e proprietários de estabelecimentos nas diversas áreas relacionadas aos pequenos animais.

A edição de 2023 do CBA recebeu mais de 3 mil trabalhos científicos no formato de resumo simples. Desses, 708 trabalhos foram aprovados, incluindo 18 trabalhos de estudantes do IFPB Campus Sousa. Os trabalhos apresentados pela equipe do campus no CBA 2023 envolveram 14 alunos apresentadores do curso de Medicina Veterinária, que foram orientados por docentes do curso e colaboradores.

Um dos destaques entre os trabalhos enviados por estudantes do campus foi a pesquisa intitulada "Avaliação de reações adversas associadas à vacinação em gatos na cidade de Sousa-PB", que foi selecionada para apresentação oral.O trabalho foi realizado por Rony Deivid Soares Santos, estudante do 9º período de Medicina Veterinária do IFPB, sob a orientação da Professora DSc. Thais Ferreira Feitosa e com coorientação da Professora DSc. Ana Lucélia de Araújo. Sua seleção para apresentação oral representou um reconhecimento acadêmico significativo entre os trabalhos aprovados.

A pesquisa apresentada pelo estudante foi realizada em clínicas veterinárias de Sousa (PB), onde o campus está localizado, e teve o objetivo de identificar e registrar a periodicidade de reações adversas apresentadas por felinos domésticos às vacinas recebidas.

Rony falou sobre a satisfação de apresentar o seu estudo em um evento de grande relevância para o cenário nacional da medicina veterinária. "É muito gratificante ser reconhecido em um evento desse porte. Foi minha primeira vez no Congresso Brasileiro da Anclivepa, e com certeza ficará marcado na minha vida estar presente em um evento com tantos nomes de referência na área e ainda mais com a oportunidade de apresentar nossa pesquisa, realizada no sertão paraibano. Sem dúvida, mostra nosso esforço e comprometimento com a pesquisa, extensão e ensino. Foi incrível!", afirmou o estudante.

O Congresso Brasileiro da Anclivepa acontece todos os anos e é organizado pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa) em parceria com a Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do estado que irá receber o evento. Mais informações sobre o congresso podem ser encontradas no site do evento.