Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 06 > Campus Sousa inaugura Sala de Aula Invertida na Unidade São Gonçalo

Campus Sousa inaugura Sala de Aula Invertida na Unidade São Gonçalo

Nova sala recebe metodologias ativas de ensino
por Amanda Tavares de Melo publicado: 21/06/2023 16h27 última modificação: 22/06/2023 10h22

O IFPB Campus Sousa está com uma novidade no processo de ensino-aprendizagem: a sala de aula invertida. O espaço foi instalado no auditório da Unidade São Gonçalo, que passou a contar com desenhos, equipamentos e materiais lúdicos e com uma nova disposição do mobiliário para privilegiar um diálogo mais horizontalizado entre o professor e os estudantes durante as aulas.

O principal objetivo da sala de aula invertida é desenvolver metodologias de aprendizado que colocam o estudante no centro da construção do conhecimento. Para viabilizar esse processo, esse tipo de sala transforma a configuração tradicional em que o professor fica sozinho à frente dos estudantes em um espaço circular em que todos têm a oportunidade de ver uns aos outros e o professor faz a mediação das discussões que estão sendo desenvolvidas na aula.

No Campus Sousa, a sala de aula invertida virou uma realidade no início do mês de junho e, desde então, tem sido cada vez mais mobilizada por docentes do campus. Na última terça-feira (20), o espaço recebeu uma atividade da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia Veterinária, ministrada pelo professor Danilo Lourenço de Albuquerque, do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária, recentemente avaliado com a nota 5 pelo Ministério da Educação.

De acordo com o docente, “a atividade foi construída de maneira lúdica para que o aluno pudesse conhecer todas as etapas dos processos de gametogênese, foliculogênese e embriogênese veterinária por meio do uso da massinha de modelagem. Optei por essa metodologia para tentar desconstruir a mecanização do ensino tradicional. Com a massa de modelar, os estudantes puderam aprender os conteúdos e desenvolver diversas habilidades, como a coordenação motora fina, o trabalho coletivo, as relações interpessoais, a criatividade e as visualizações 2D e 3D das estruturas. Além disso, essa atividade poderá ser trabalhada de forma interdisciplinar com outras disciplinas como histologia, embriologia e fisiopatologia da reprodução”, afirmou Danilo.

A Diretora de Ensino e uma das colaboradoras da implantação da sala de aula invertida, professora Rackynelly Soares, elogiou a iniciativa do professor Danilo e destacou a versatilidade desse tipo de sala de aula, que já vem sendo utilizada em disciplinas das diversas áreas de conhecimento do campus. Ela avisou ainda que os docentes que desejarem utilizar a sala invertida para as suas aulas precisam apenas acessar o sistema de reserva de salas no Suap e agendar a data e o horário de realização da atividade.