Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 05 > Gestão do Campus Sousa faz avaliação positiva da Reitoria Itinerante

Gestão do Campus Sousa faz avaliação positiva da Reitoria Itinerante

Visita da equipe da reitoria ao campus ocorreu na última quarta-feira (26)
por Amanda Tavares de Melo publicado: 02/05/2023 19h39 última modificação: 03/05/2023 10h45

Na última quarta-feira (26), o Campus Sousa recebeu a visita da Reitora do IFPB, Mary Roberta Marinho, e de uma equipe formada pelos pró-reitores Neilor César dos Santos, responsável pela pasta do Ensino, Rivânia de Sousa Silva, titular da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, e Deyse Correia, Pró-Reitora Substituta de Pesquisa do IFPB, e por servidores que fazem parte da Reitoria Itinerante, um programa que leva a Reitoria do IFPB aos campi do instituto.

A Reiti, como o programa também é conhecido, contou com a realização de duas reuniões entre a equipe da reitoria e os principais segmentos que compõem o campus, estudantes e servidores, e também com a passagem dos gestores por alguns espaços do Campus Sousa.

A primeira plenária ocorreu no turno da manhã e envolveu a equipe da reitoria e os estudantes do campus, que levaram ao debate pautas como a estrutura necessária para a realização das aulas e atividades dos cursos, as demandas relativas à moradia estudantil e temas relacionados à discussão sobre a saúde mental na escola. No turno da tarde, a reunião entre a reitoria e os servidores técnico-administrativos e docentes do campus colocou em pauta assuntos ligados ao orçamento do campus, às condições de trabalho e à estrutura necessária para as atividades administrativas e pedagógicas.

Para o Diretor-geral do Campus Sousa, professor Chico Nogueira, a participação e a inclusão são alguns dos pontos mais positivos da Reitoria Itinerante. “Em primeiro lugar, a Reiti traz essa possibilidade de democratizar o processo de participação na tomada de decisão sobre os rumos do IFPB, o que é muito significativo para todas as unidades que compõem o instituto. O segundo elemento importante da reitoria itinerante é que ela não se esgota nas plenárias em si. A Reiti é um momento também em que a reitora, os pró-reitores e a equipe têm a oportunidade de vivenciar a realidade do campus, conhecendo os espaços, dialogando com a comunidade, etc. Nessa ocasião, antes das reuniões propriamente ditas, tivemos a oportunidade de levar a professora Mary Roberta e a equipe para visitar a obra da biblioteca, os laboratórios de química, o hospital veterinário e os laboratórios da agroindústria, bem como para passar pelo bloco de educação física, conversar com os estudantes do curso e falar com os professores e alunos de medicina veterinária sobre a avaliação do curso, que está próxima. Portanto, aquele foi um momento de vivência da reitoria com o campus, em que a reitoria pode conhecer algumas especificidades do campus e se juntar a nós para mitigar algumas dificuldades e ajudar a desenvolver as nossas potencialidades”, declarou o gestor.

A imersão da equipe da reitoria na realidade do Campus Sousa também permitiu firmar algumas parcerias com diversos setores da administração central e também com outros campi do IFPB. Como exemplo dessa união de forças, Chico Nogueira citou o apoio da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia Silva, ao projeto de reforma da moradia estudantil do campus e o apoio da Pró-Reitoria de Ensino, chefiada pelo professor Neilor César, à ampliação das parcerias entre o Campus Sousa e os outros campi, em que Sousa produz e envia alimentos para compor a merenda escolar de outros campi mediante o envio de repasses financeiros por parte das outras unidades.

Sobre a participação da comunidade nas plenárias com a reitoria, o diretor elogiou as intervenções dos integrantes do campus nas reuniões. “Acho que o Campus Sousa mais uma vez surpreendeu com a qualidade da participação dos nossos alunos, que mostraram grande capacidade de argumentação e de defesa das suas necessidades, das suas agendas, o que me deixou muito feliz porque eu acredito que tivemos ali um momento de exercício cidadão e político, o exercício de os estudantes aprenderem a reivindicar o que lhes é de direito. Isso é fazer política dentro da escola, é formar cidadãos e cidadãs com capacidade crítica e habilidades políticas. Isso foi um grande ganho da reitoria itinerante. No turno da tarde, os servidores técnicos-administrativos e os docentes demonstraram muito engajamento com o campus e, de forma muito respeitosa e cientes do que querem, apresentaram as suas demandas, as suas reivindicações naquele momento. Isso mostrou que o Campus Sousa tem uma comunidade que está alinhada, que está coesa em torno das necessidades do campus e que está unida na tarefa de dialogar e reconstruir o Campus Sousa”, sublinhou Chico.

O diretor também destacou os compromissos firmados com a gestão central durante a Reiti. “A reitoria teve a oportunidade de ouvir as reivindicações e colocar na sua agenda ações que possam nos ajudar a resolver alguns problemas. Claro que algumas daquelas reivindicações são de responsabilidade da gestão local e nós já estamos nos organizando para solucionar algumas questões, no entanto a grande maioria das reivindicações passa pela questão da recomposição orçamentária, que, de certa maneira, precisa passar pela retomada da adoção de um orçamento justo para o campus. Nesse sentido, a Reitora firmou o compromisso de, com essa recomposição orçamentária anunciada pelo governo federal, garantir o orçamento do Campus Sousa e também nos ajudar a buscar fontes complementares de financiamento a partir da apresentação dos nossos projetos nos espaços de decisão onde ela atua, como no diálogo junto a parlamentares, a secretaria e ministérios, por exemplo, para captar recursos que sejam complementares a esse orçamento institucional que a gente tanto busca”, concluiu Chico.