Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 05 > Estudantes do IFPB Campus Sousa têm trabalho premiado em congresso de Medicina Veterinária

Estudo ficou em primeiro lugar entre mais de 200 trabalhos submetidos
por Amanda Tavares de Melo publicado: 24/05/2023 15h17 última modificação: 24/05/2023 15h17

Entre os dias 02 e 05 de maio, estudantes do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa participaram do Congresso Know Horse, um evento dedicado ao universo dos cavalos, que foi realizado na cidade de Patos (PB). O congresso recebeu mais de 200 submissões de trabalhos, e o primeiro lugar foi conquistado pelo trabalho "Uso de Aciclovir Pomada no tratamento tópico de sarcoide equino”, apresentado por Sérgio Murilo da Silva Pedrosa, aluno do curso de Medicina Veterinária do IFPB. O estudo teve como coautores os estudantes Igor Ferreira da Silva, Danilo Lourenço de Albuquerque, Flaviane Teles de Sousa, também do curso de Medicina Veterinária.

O trabalho premiado foi desenvolvido a partir de um caso atendido no setor de grandes animais do Hospital Veterinário Adílio Santos Azevedo do IFPB (HV-ASA). O diagnóstico de sarcoide equino foi realizado pelo laboratório de patologia animal do hospital, com a colaboração de Isabela Calixto Matias, estudante de pós-graduação e também coautora do trabalho. A orientação do estudo foi realizada por Fernanda Pereira da Silva Barbosa, professora e responsável pelo setor de grandes animais do HV-ASA.

A professora ressaltou a importância social do hospital para a região polarizada por Sousa (PB), destacando o atendimento a pequenos produtores rurais de baixa renda, que possuem criações com baixo nível de tecnificação. Fernanda enfatizou a necessidade de pesquisar alternativas de baixo custo para viabilizar as atividades desses pequenos produtores, o que pode ser alcançado através de iniciativas de ensino, pesquisa e extensão como as que vêm sendo desenvolvidas no hospital. Alguns exemplos dessas iniciativas foram discutidas nos trabalhos que os estudantes apresentaram no Congresso Know Horse, atestando o impacto que essas soluções podem gerar para o setor produtivo local.

Sérgio Murilo da Silva Pedrosa, aluno do curso de Medicina Veterinária que teve o trabalho premiado no congresso, também falou sobre a participação no evento e sobre o papel do hospital veterinário para o território em que está inserido. “Foi com alegria que recebi a notícia do resultado dessa premiação, que confirma que toda equipe está no caminho certo. Além disso, é necessário frisar a importância do HV-ASA na prestação de serviços à comunidade e também na nossa formação enquanto futuros profissionais da área, viabilizando a realização de trabalhos como esse”, afirmou o discente.

Além do trabalho premiado, outros doze trabalhos de estudantes do Campus Sousa foram apresentados no Congresso Know Horse.