Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 04 > Pesquisa do Campus Sousa sobre qualidade da água recebe apoio financeiro de parlamentar paraibano

Estudo desenvolvido por docentes e estudantes do campus monitora a qualidade da água do açude de São Gonçalo
por Amanda Tavares de Melo publicado: 05/04/2023 12h14 última modificação: 05/04/2023 12h32

Um projeto desenvolvido por pesquisadores do IFPB Campus Sousa que tem como objetivo avaliar a qualidade da água do açude de São Gonçalo conquistou um importante aporte financeiro junto a um representante da Paraíba na Câmara dos Deputados, o deputado federal Ruy Carneiro. Por meio de uma emenda parlamentar, o deputado destinou um montante de R$ 100 mil para investir no projeto, que reúne alta qualidade técnica e relevância social e ambiental para diversos municípios do sertão paraibano que são abastecidos pelas águas do manancial de São Gonçalo (PB).

Intitulado “Determinação do Índice de Qualidade de Água (IQA) em trechos do açude de São Gonçalo – Paraíba”, o estudo pretende monitorar a qualidade da água por meio da coleta de amostras em quatro pontos distintos do manancial, nos quais são analisados parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água.

O projeto tem duração prevista de nove meses e é coordenado e orientado pela docente Glauciene Paula de Souza Marcone, da disciplina de Química Industrial, responsável pela captação dos recursos da emenda parlamentar. Além de Glauciene, o estudo tem como coorientadoras as professoras Gicelia Moreira, de Química, e Karine da Silva Carvalho, da área de Biologia. Há quatro estudantes do Campus Sousa envolvidos no projeto, sendo três dos cursos técnicos integrados e uma de um dos cursos de graduação: Francisco Ariel Pereira de Lima e Francisco Wallison Fernandes de Aquino, ambos do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente,Vivian Rayssa do Nascimento Rosa, do curso Técnico Integrado em Agroindústria, e Alessandra Coura de Andrade, do curso de Tecnologia em Alimentos.

O projeto foi contemplado com bolsas para os estudantes a partir dos Editais do IFPB lançados ano passado, Edital n° 23/2022 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio e Edital n° 30/2022 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/FAPESQ - Edital de Pesquisa. As coletas e análises são realizadas com o apoio dos técnicos dos laboratórios de química, microbiologia e de solos, respectivamente, Samuel Guedes Bitu (Farmacêutico); Hermano Rolim (Engenheiro Agrônomo) e Damião Júnior (Farmacêutico).

A coordenadora da pesquisa, a professora Glauciene Marcone, falou sobre a importância do projeto para o campus e para a região em que ele está inserido: “Com a pesquisa, nós pretendemos realizar o monitoramento de um recurso extremamente escasso e importante para a região do semiárido nordestino, o que pode incentivar e contribuir para outros projetos de vigilância sobre a qualidade de água, de modo a assegurar os seus usos”, destacou.

Ainda segundo a professora, os dados obtidos a partir das análises poderão ser utilizados para fomentar políticas públicas para a preservação da água como um bem imprescindível para a garantia da saúde da população e os outros usos, tais como a agricultura, a pecuária, o lazer e o desenvolvimento do potencial turístico da região.

Para além dos impactos socioambientais da pesquisa no curto e médio prazos, Glauciene falou também sobre como a atuação de pesquisadoras mulheres no contexto de instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão pode inspirar meninas e jovens mulheres a seguirem carreira na ciência e na produção do conhecimento. Nós, mulheres, estamos acostumadas a assumir muitos desafios em todas as áreas da nossa vida, e a pesquisa é uma delas. Acredito que somos exemplo para nossos estudantes, mas sobretudo para as mulheres e meninas que se inspiram em nós para não pararem nos obstáculos diários e no machismo, enraizado na nossa sociedade e que no serviço público ou na escola não é diferente. Então, espero que possamos inspirar e sermos ferramentas para que mais estudantes procurem se desenvolver socialmente e profissionalmente, e principalmente, no direcionamento e escolha dos seus propósitos na construção de uma sociedade mais justa, especialmente para as mulheres”, afirmou a professora.

O Diretor-geral do Campus Sousa, professor Chico Nogueira, acompanhou a professora Glauciene na reunião com o deputado Rui Carneiro e celebrou a obtenção dos recursos para o financiamento do projeto. “Ter uma pesquisa de altíssima qualidade como essa sendo desenvolvida em nosso campus comprova o potencial de nossas pesquisadoras e pesquisadores e da ciência que é produzida aqui na instituição. Comprova também o quanto o campus tem uma atuação relevante para todo o território em que está inserido, contribuindo diretamente para a gestão ambiental, a promoção da saúde da população local e o aproveitamento sustentável dos recursos naturais de que dispomos. Estamos muito felizes com essa conquista”, declarou o diretor.