Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 02 > Novos alunos dos cursos Técnicos Integrados são recebidos nesta segunda (06)

Novos alunos dos cursos Técnicos Integrados são recebidos nesta segunda (06)

Adaptacampus acontece até o dia 17 de fevereiro nas Unidades Sede e São Gonçalo
por Amanda Tavares de Melo publicado: 06/02/2023 12h12 última modificação: 15/02/2023 09h47

O ano letivo 2023 começou oficialmente no IFPB Campus Sousa. Nesta segunda-feira (06), o campus deu início às atividades do Adaptacampus, o programa permanente de nivelamento de conhecimentos da instituição, que ocorre durante as duas semanas que antecedem o início das aulas.  O Adaptacampus é voltado para a recepção dos novos estudantes dos cursos Técnicos Integrados em Agroindústria, Agropecuária, Informática e Meio Ambiente.

Após dois anos de atividades remotas em função da pandemia de Covid-19, o Adaptacampus volta ao formato totalmente presencial em 2023. O evento começou com uma recepção para os estudantes de todos os cursos no pátio do Bloco Pedagógico da Unidade São Gonçalo. Na ocasião, os novos alunos foram recepcionados pelas equipes da Direção Geral, da Diretoria de Desenvolvimento do Ensino, da Assistência Estudantil e do núcleo pedagógico do Campus. Em seguida, eles foram apresentados aos coordenadores de curso e recepcionados pelos alunos veteranos do campus.

De acordo com a Diretora de Ensino do campus, professora Aparecida Sobreira, o momento foi de muita alegria e compartilhamento de mensagens positivas. “Os alunos dos segundos e terceiros anos fizeram um corredor para acolher os coordenadores e os ingressantes nos seus novos cursos. Quando os coordenadores e os novatos passavam, os demais alunos batiam palmas e davam votos de boas-vindas. Na abertura do Adaptacampus, a equipe do campus explicou como o programa iria funcionar neste ano e a sua importância para a ambientação dos alunos à nova escola. Perguntamos aos ingressantes o que eles estavam sentindo nesse momento e eles trouxeram curiosidade, medo do novo e ansiedade. Diante disso, nós colocamos para eles a importância da coragem, do sonho e da determinação para fazer os projetos darem certo. Falamos que o Campus Sousa é um ambiente de desenvolvimento não só da aprendizagem em um sentido estrito, mas sobretudo um espaço de construção de amizades e relacionamentos frutíferos para que eles possam enfrentar os novos desafios”, declarou a professora.

O primeiro dia de atividades do Adaptacampus também contou com uma roda de conversa dos novos estudantes com os alunos veteranos sobre “As alegrias e desafios de ser discente no Campus Sousa”, uma iniciativa para incentivar o intercâmbio entre todos os alunos que fazem parte da instituição.

Nos próximos dias do Adaptacampus, haverá agendas específicas para cada um dos cursos. Na programação estão inclusas conversas com os coordenadores de cada curso, visitas guiadas ao campus, aos setores e às Unidades Educativas de Produção e atividades lúdicas e de alongamento e respiração. Os estudantes também serão apresentados à biblioteca e aos sistemas informatizados do campus e ao Departamento de Assistência Estudantil, bem como terão acesso ao Regulamento Didático e aos fardamentos e materiais escolares. Os novatos também terão as primeiras aulas de seus cursos, conforme grade horária divulgada pelo Departamento de Educação Profissional (DEP) do campus.

Após o Adaptacampus, os estudantes dos cursos Integrados deverão voltar ao Campus no dia 23 de fevereiro, após o feriado do Carnaval, para a programação regular de atividades acadêmicas.