Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 02 > Campus Sousa oferta serviços de saúde gratuitos à comunidade acadêmica

Campus Sousa oferta serviços de saúde gratuitos à comunidade acadêmica

por Amanda Tavares de Melo publicado: 08/02/2023 17h39 última modificação: 15/02/2023 15h28

Além de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, o IFPB também realiza um trabalho de cuidado com a saúde e o bem-estar dos integrantes de sua comunidade acadêmica, em especial os estudantes. No Campus Sousa, os serviços de saúde são coordenados pelo Departamento de Assistência Estudantil (DAE), que tem como objetivo garantir a saúde integral e apoiar os discentes nas questões relacionadas à vida acadêmica, à permanência na escola e ao êxito nos estudos.

Sob a coordenação do DAE, o setor de saúde do Campus Sousa possui uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de enfermagem, medicina, nutrição, odontologia e psicologia. Todos os serviços ofertados pelos profissionais de cada área são oferecidos de forma gratuita e acessível a toda a comunidade escolar do campus.

O setor de Odontologia funciona na Unidade São Gonçalo, onde está localizado o consultório do dentista. Os atendimentos podem ser agendados presencialmente pelos estudantes nas segundas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. Após a marcação, as consultas serão realizadas de segunda a quinta-feira. O setor odontológico realiza os seguintes procedimentos: profilaxia, orientação acerca da higiene bucal, raspagem de cálculo (tártaro dentário), tratamento de lesões orais e prescrição de medicamentos em caso de dor.

Outro segmento que também funciona por agendamento é o de Psicologia. As consultas com a psicóloga do campus podem ser agendadas às sextas-feiras, com atendimento de segunda a quinta-feira da semana seguinte. O agendamento para a escuta psicológica deve ser feito por meio de um formulário eletrônico, que está disponível aquiNo dia marcado, o estudante deve procurar a psicóloga do campus na sala do Serviço Social, em São Gonçalo, ou na Unidade Sede, a depender de onde o agendamento estiver marcado. Logo após a marcação da escuta, o aluno será informado sobre o horário e o local exato do atendimento.

Já os setores médico, de enfermagem e de nutrição não dependem de agendamento prévio. Caso o estudante esteja indisposto ou sentindo algum desconforto, ele pode se dirigir ao setor médico ou à enfermaria de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, na Unidade São Gonçalo, e na Unidade Sede às quartas-feiras.

Por sua vez, o setor de Nutrição do campus funciona dentro do restaurante estudantil. Assim como acontece com os setores de enfermagem e de medicina, o atendimento funciona de forma espontânea e com livre acesso, bastando ao estudante interessado comparecer à sala da nutricionista para solicitar a consulta. Entre os serviços ofertados, está a consulta individualizada, que visa auxiliar o estudante na gestão de sua alimentação voltada para a manutenção da saúde, para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e de um melhor aproveitamento nos estudos. O atendimento nutricional individualizado é ofertado de segunda a sexta-feira no turno da manhã, na Unidade São Gonçalo. Os serviços ofertados são a orientação nutricional e a prescrição de dieta em caso de necessidade.

Quando a demanda permite, todos os serviços podem ser estendidos aos servidores e colaboradores terceirizados. Nesse caso, a orientação é procurar informações diretamente com o Núcleo de Atendimento Psicossocial (NAPS) através do e-mail naps.ss@ifpb.edu.br.