Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 02 > Campus Sousa dialoga com representantes do Fórum Alternativo Mundial da Água

Noticia

Campus Sousa dialoga com representantes do Fórum Alternativo Mundial da Água

Gestão do campus recebeu membros do Fórum na Unidade Sede
por Amanda Tavares de Melo publicado: 03/02/2023 20h13 última modificação: 03/02/2023 20h13

O Diretor-geral do IFPB Campus Sousa, professor Chico Nogueira, recebeu no último dia 19 a visita de uma comissão do Fórum Alternativo Mundial da Água Rio do Peixe. O encontro aconteceu na Unidade Sede e teve como principal objetivo discutir a adoção de medidas conjuntas para mitigar problemas ligados ao abastecimento de água e ao saneamento no município de Sousa (PB). Estiveram presentes na reunião a líder comunitária Socorro Fernandes, o membro da Comissão de Alocação de Água dos Açudes de São Gonçalo e Engenheiros Ávidos, Valdeci Rodrigues Filho, e o membro da Coalização pela Proteção Permanente dos Rios e do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, César Nóbrega. 

O Fórum Alternativo Mundial da Água Rio do Peixe faz parte de uma iniciativa internacional que reúne entidades e movimentos sociais que defendem o acesso democrático à água e ao saneamento como um direito fundamental de todos os seres vivos. O braço Rio do Peixe do Fórum tem se dedicado a estudar o acesso à água pela população de Sousa e a situação do esgotamento sanitário da cidade, que apresenta problemas que requerem a adoção de medidas urgentes. 

Entre as propostas discutidas na reunião entre a gestão do Campus Sousa e os membros do Fórum está a oferta, por parte do campus, de conhecimento técnico e profissional ligado à gestão eficiente da água e ao tratamento de esgoto. O Diretor-geral do IFPB Campus Sousa, Chico Nogueira, falou sobre os acordos firmados com os participantes da Unidade Rio do Peixe do Fórum.

“Nós assumimos o compromisso com os representantes do Fórum de colocar os profissionais do curso Técnico em Meio Ambiente em sintonia com os temas que vêm sendo trabalhados pela entidade. No contexto da educação voltada para a solução de problemas da vida real, uma de nossas ideias é levar os estudantes do curso de Meio Ambiente às áreas da periferia de Sousa para conversar com as associações locais para entender a realidade de cada comunidade e propor alternativas ligadas ao uso eficiente da água e ao combate à poluição hídrica”, explicou o Diretor.

A reunião do IFPB Campus Sousa com os participantes do Fórum Alternativo Mundial da Água faz parte de uma série de ações que têm sido realizadas por entidades ligadas às questões de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade de Sousa, como o Sindiágua-PB, o Sinterágua-PB, a Coalizão pelos Rios, as Associações Comunitárias do Alto Sertão, diversas lideranças comunitárias da região e o próprio Fórum. Em conjunto, todos esses atores têm buscado soluções para o problema, buscando a normalização do abastecimento de água em todos os bairros do município e buscando melhorar o tratamento e a salubridade da água fornecida para os moradores.

registrado em: