Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 12 > Projeto do IFPB Campus Sousa é contemplado em edital de fomento da Fapesq

Projeto do IFPB Campus Sousa é contemplado em edital de fomento da Fapesq

Docentes e estudantes de Medicina Veterinária farão parte de núcleo de estudo com pesquisadores da UFCG e UFPB
por Amanda Tavares de Melo publicado: 19/12/2022 22h29 última modificação: 19/12/2022 22h29

Uma proposta de núcleo de estudo enviada por um docente do IFPB Campus Sousa foi aprovada pelo edital do Programa de Apoio a Núcleos em Consolidação do estado da Paraíba, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). O projeto intitulado “Estudo epidemiológico da tristeza parasitária bovina no Semiárido da Paraíba e desenvolvimento de estratégias de controle” foi submetido pelo professor Vinícius Longo Vilela, docente do curso de Medicina Veterinária e Coordenador de Pesquisa do Campus Sousa e também professor efetivo do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com os professores Clebert Alves, também da UFCG, e Arthur Brasil, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O projeto foi uma das 31 propostas contempladas pelo edital da Fapesq, que prevê o aporte de recursos até o limite de R$ 100 mil para a consolidação dos núcleos de estudo e desenvolvimento das pesquisas. De acordo com o edital do programa, um dos requisitos para a submissão das propostas era que o núcleo a ser formado contasse com a participação de pesquisadores de, pelo menos, duas instituições diferentes, visando promover a integração de estudiosos e grupos de pesquisa de várias instituições da Paraíba.

No projeto em comento, o núcleo de estudos terá como base as instalações do IFPB Campus Sousa e contará com pesquisadores do IFPB, da UFCG e da UFPB. Além dos docentes que integram a equipe principal de pesquisadores, também farão parte do núcleo a professora do Campus Sousa Thaís Feitosa como pesquisadora colaboradora, seis estudantes de Medicina Veterinária do campus e mais três estudantes de mestrado e três de doutorado das instituições parceiras.

O professor Vinícius Longo Vilela, coordenador do núcleo de estudos, comemorou a aprovação da proposta pela Fapesq. “Foi um edital bem concorrido, com muitas propostas de grande qualidade científica. A faixa de valores de recursos foi de até R$ 100 mil. A nossa proposta foi contemplada com o valor de R$ 92.329, 00. Desse montante, 30% serão destinados à aquisição de material de equipamento e 70% serão empregados em material de consumo, para o desenvolvimento efetivo da pesquisa. Receber um aporte financeiro como esse no momento que estamos vivendo é algo que nos traz muita felicidade e é uma excelente notícia para o setor de pesquisa do IFPB e do nosso campus porque ilustra a qualidade das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas aqui. Como sempre, saímos na frente”, celebrou o professor.

Vinícius explicou ainda do que se trata a pesquisa que será desenvolvida e falou sobre a importância de um estudo como esse tanto para área acadêmica quanto para os criadores de animais. “O estudo será na área de epidemiologia da tristeza parasitária bovina, que é considerada a principal doença que acomete os rebanhos na região do semiárido. É uma doença que é transmitida principalmente pelo carrapato do boi, então nós buscamos com essa pesquisa saber, a partir da prevalência dela nos rebanhos, se é melhor erradicarmos o carrapato nas fazendas, o que é bem difícil, ou se é melhor irmos manejando o controle desse carrapato. A partir da coleta de exames de sangue de animais de trinta fazendas da região do semiárido da Paraíba, vamos diagnosticar como está a prevalência da doença nos rebanhos para estabelecer medidas de controle nas propriedades”, afirmou o docente.

Ainda segundo o professor, a pesquisa também poderá trazer contribuições relevantes para o setor de tecnologia e inovação. “Também temos outra vertente do trabalho com relação ao carrapato que transmite a tristeza bovina. Até agora já sabemos que é difícil controlar o carrapato, que ele que transmite a doença e que ele já tem muita resistência aos produtos disponíveis no mercado. Agora, pretendemos trabalhar com o linalol, que é um monoterpeno derivado de plantas, principalmente dos extratos de coentro e de lavanda. Pela primeira vez esse produto será testado para avaliar se ele tem ação carrapaticida. Se tiver, estamos diante da perspectiva de desenvolver um novo produto que poderá ser patenteado como um biocarrapaticida eficaz para o tratamento de doenças nos rebanhos”, explicou Vinícius.

De acordo com a previsão do edital, a pesquisa a ser desenvolvida pelo núcleo em consolidação terá 36 meses (3 anos) para ser desenvolvida.