Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 10 > Terceiro dia dos Jogos Intercampi tem primeiros medalhistas da competição

Terceiro dia dos Jogos Intercampi tem primeiros medalhistas da competição

Cinco modalidades já têm campeões definidos. As demais definem vencedores amanhã
por Amanda Tavares de Melo publicado: 21/10/2022 00h30 última modificação: 21/10/2022 06h21

O terceiro dia dos Jogos Intercampi do IFPB foi marcado por partidas decisivas para os esportes de xadrez, tênis de mesa, vôlei de areia, basquete e voleibol. Todas as cinco modalidades já definiram os seus vencedores, que receberam medalhas e troféus pelas vitórias alcançadas.

As cerimônias de premiação foram realizadas no ginásio poliesportivo do Campus Campina e contaram com a participação dos atletas vencedores, da equipe organizadora do torneio e das torcidas, que vibraram muito com os resultados. Os primeiros a receber as medalhas foram os vitoriosos nas modalidades masculina e feminina do tênis de mesa, os representantes dos campi Itabaiana e Catolé do Rocha, respectivamente.

Davi Rodolfo da Silva, aluno do curso de Eletromecânica do Campus Itabaiana, falou sobre a satisfação de ser o primeiro colocado no tênis de mesa. “Eu achei os jogos bem divertidos e disputados neste ano. Não foi fácil ganhar, então eu estou muito feliz com a vitória. Acho que o esporte pode me ensinar a ser competitivo às vezes, mas também a respeitar os adversários por outro lado. Ser humilde é uma qualidade muito importante”, afirmou Davi.

Em seguida, foi a vez de Ketellyn Vitória, do curso de Edificações do Campus Catolé do Rocha, receber a medalha de ouro no tênis de mesa feminino. “Essa vitória é surreal para mim. Com a pandemia, eu fiquei sem poder praticar direito e acabei só treinando durante um mês para a competição. É a primeira vez que estou vindo para os jogos e estou orgulhosa de estar aqui e de ter realizado esse que era um dos meus sonhos desde que eu entrei no IF”, comemorou a estudante.

O segundo colocado no tênis de mesa masculino foi o estudante Lucas Pimentel do Campus Santa Rita e o terceiro colocado foi o Crysthian Lima, de Guarabira. Já no feminino, a medalha de prata ficou com a atleta Josicleide Silva, do Campus Itabaiana, e a de bronze com a estudante Mariana Lira, do Campus Campina Grande.

No xadrez masculino, o grande vencedor foi o estudante Augusto Havir, do Campus João Pessoa, seguido dos atletas João Oliveira, do Campus Patos, e João Darwin, do Campus Esperança. Na modalidade feminina, a medalhista de ouro foi a atleta Sara Soares de Medeiros, do Campus Patos, a de prata, Maria Violeta do Campus João Pessoa, e a de bronze Mariely Vitória.

A campeã do xadrez feminino, Sara Soares de Medeiros, aluna do curso de Eletrotécnica do Campus Patos, falou sobre a emoção de ganhar a medalha e sobre o que esporte representa na sua vida. “Tive o meu primeiro contato com o xadrez aos quatro anos quando o meu pai me apresentou ao esporte. Além de gostar de jogar, eu sou entusiasta do xadrez porque ele me ajuda no processo de tomada de decisões. Nas partidas, a gente precisa tomar decisões o tempo todo, avaliando as possibilidades e as consequências das nossas escolhas, e isso é algo que a gente pode levar para a vida”, argumentou a estudante. Além de participar da etapa nacional dos jogos dos institutos federais, Sara vai representar o Brasil com outras duas meninas de São Paulo no Campeonato Mundial de Xadrez, que acontece no mês de novembro na China.

O torneio de basquete foi vencido pelos atletas do Campus João Pessoa, seguidos pelos jogadores do Campus Cabedelo. Miguel Bezerra, estudante do curso de Mecânica em João Pessoa, celebrou a vitória e a participação nos jogos. “Estou muito orgulhoso da competição que fizemos e feliz por ter vivido essa experiência nos jogos. Depois daqui, vamos participar dos jogos nacionais, em novembro, em São Paulo. Estamos bem confiantes!”, contou o atleta.

As duas modalidades de vôlei também já conheceram os seus vencedores na noite da quinta-feira. Tanto a final feminina quanto a masculina do vôlei de areia foram vencidas por atletas do Campus Patos. O pódio feminino foi completado pelas equipes de Cabedelo e Guarabira. No masculino, o segundo lugar foi conquistado pelo time de Monteiro e o terceiro, pelo de João Pessoa.

Já no vôlei de quadra, os presentes assistiram à vitória da equipe do Campus Patos, seguida pelos times de Cajazeiras e Campina Grande no vôlei masculino. No vôlei feminino, o pódio foi formado pelas equipes de Patos, Picuí e Campina Grande.

Os campeões do tênis de mesa, do xadrez, do vôlei de praia, do basquete e do voleibol vão representar o IFPB na etapa nacional dos jogos dos institutos federais (JIFs), que acontece entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, em São José do Rio Preto, São Paulo. Além dos esportes que já encerraram as atividades no torneio, o futsal e o handebol também tiveram jogos decisivos para definir quem iria para as semifinais nas modalidades. Os dois esportes iniciam as atividades na manhã da sexta-feira, a partir das 8h. As finais do handebol ocorrem às 12h (feminino) e às 13h (masculino). Já as finais do futsal estão previstas para as 14h (feminino) e 15h (masculino).

Fotos: Suelânio Viegas