Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 10 > IFPB Campus Sousa sedia o II Encontro Paraibano de Tecnologia em Alimentos (EPTA)

Evento foi realizado entre os dias 06 e 07 de outubro na Unidade São Gonçalo
por Amanda Tavares de Melo publicado: 10/10/2022 16h11 última modificação: 11/10/2022 10h03

O IFPB Campus Sousa, por meio da coordenação do curso de Tecnologia em Alimentos, recebeu nos 06 e 07 de outubro a segunda edição do Encontro Paraibano de Tecnologia em Alimentos (EPTA). O evento teve como tema “Inovação e sustentabilidade na produção de alimentos” e foi realizado presencialmente na Unidade São Gonçalo. Toda a programação foi disponibilizada aos participantes de forma gratuita.

O encontro, realizado pela primeira vez em formato presencial no IFPB Campus Sousa, mobilizou estudantes, professores, pesquisadores e empreendedores de diversos setores da Agroindústria e da Tecnologia em Alimentos. O principal objetivo do evento foi promover a troca de conhecimentos sobre essas áreas, compartilhar metodologias inovadoras e fomentar o debate em torno da sustentabilidade e das boas práticas na produção alimentícia.

O evento começou na quinta-feira (06) com uma mesa de abertura seguida pela palestra “Alimentação, sustentabilidade e agroecologia”. A programação do primeiro dia contou com mais duas palestras, que discutiram inovação, empreendedorismo e as potencialidades dos filmes biodegradáveis à base de polissacarídeos. O segundo dia do evento foi dedicado aos minicursos, que versaram sobre temas como “Panificação enriquecida com frutos regionais”, “Produção de coxinha com fibra de caju”, “Encapsulação de alimentos” e “Produção de geleias artesanais”.

De acordo com a professora Lucélia Kátia de Lima, coordenadora do curso de Tecnologia em Alimentos, o II Encontro Paraibano de Tecnologia de Alimentos foi muito relevante para os estudantes do curso porque eles puderam descobrir como algumas matérias-primas com alto potencial funcional e nutricional como  a fibra de caju e casca de banana podem ser utilizadas pelo setor alimentício. “Esses alimentos foram utilizados na elaboração de produtos que já possuem boa aceitação pelo consumidores como coxinhas e pães. Os estudantes foram despertando a criatividade e aplicaram nas oficinas os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, a troca de experiências com os palestrantes e a apresentação de tecnologias como a encapsulação de alimentos também irão contribuir para o desenvolvimento de novos projetos a serem executados no campus, contribuindo para a formação crítica e científica dos estudantes”, comentou a professora.

Após a realização do evento, a coordenadora fez questão de registrar os seus agradecimentos à reitoria do IFPB e à gestão local do Campus Sousa, bem como aos professores e estudantes do curso e aos técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados que contribuíram para a realização do evento.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa