Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 09 > Documentos para atividades de comunicação no período eleitoral

Noticia

Documentos para atividades de comunicação no período eleitoral

Termos para a realização de eventos, redes sociais, conteúdos e transmissões ao vivo
publicado: 28/09/2022 11h57 última modificação: 28/09/2022 16h34

Diante do início do período de defeso eleitoral, a comunicação institucional e a conduta dos agentes públicos tiveram que ser adequadas para seguir as orientações e normas que versam sobre a proibição da publicidade institucional.

Devido a estas restrições e para não promover ações proibidas pela legislação foram elaborados os Termos de Ciência e Responsabilidade voltados para a realização de eventos presenciais, publicação de conteúdo não recomendado pela DGCOM, redes sociais não administradas pela DGCOM e transmissões ao vivo.

Os termos visam resguardar os agentes públicos e a instituição assegurando que não haverá referência a candidatos e/ou partidos políticos, adjetivações, citações ou enaltecimento de agentes públicos, de programas, da instituição e das ações, referência ao Governo Federal e outras ações proibidas por lei.

“Todo ano de disputa eleitoral há estas orientações, no entanto, neste ano, temos que ficar mais atentos, pois as regras estão mais rígidas e se faz necessário um maior cuidado para que não haja mesmo de forma subliminar a divulgação de conteúdos proibidos pela legislação”, disse o Diretor de Geral de Comunicação e Marketing do IFPB, Filipe Donner.

Nos eventos presenciais e transmissões ao vivo, há a dificuldade de moderação de conteúdo das plataformas de streaming (Youtube e Redes Sociais), seja por meio das áreas de interatividade (comentários, compartilhamentos, etc.), seja por meio do conteúdo apresentado durante a transmissão. Assim se faz necessário um cuidado redobrado.

Nas redes sociais é necessário intensificar o trabalho de monitoramento e moderação de conteúdo durante o período eleitoral, evitando qualquer interação (comentários, compartilhamentos do post/publicação com legenda escrita pelo perfil/página que fez o compartilhamento, menções, marcações, etc.),  de cunho eleitoral.  Nas páginas que não são administradas pela DGCOM é necessário que o servidor responsável pela administração do conteúdo tome os devidos cuidados para a manutenção do perfil.

Acesse abaixo os Termos de Ciência que devem ser enviados para o email da ascom@ifpb.edu.br

Termo de Ciência e Responsabilidade - Eventos Presenciais 

Termo de Ciência e Responsabilidade - Publicação de Conteúdo não recomendado 

Termo de Ciência e Responsabilidade - Redes Sociais não administradas pela DGCOM

Termo de Ciência e Responsabilidade - Transmissões ao vivo

registrado em: