Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 09 > Dia do Profissional de Educação Física é comemorado nesta quinta-feira (01)

Dia do Profissional de Educação Física é comemorado nesta quinta-feira (01)

Data será celebrada com programação especial em São Gonçalo
por Amanda Tavares de Melo publicado: 01/09/2022 08h55 última modificação: 01/09/2022 08h55

O Dia do Profissional de Educação Física é tradicionalmente comemorado no dia 01 de setembro. Para marcar a data, a coordenação do curso de Licenciatura em Educação Física do IFPB Campus Sousa preparou uma programação especial voltada para toda a comunidade acadêmica do curso.

A agenda começa às às 07h com um café da manhã para os alunos inscritos nos minicursos ofertados pelo evento. A partir das 8h, terão início os minicursos que acontecerão no turno da manhã. À tarde, os minicursos começam às 14h e vão até as 17h. O evento durará o dia todo.

A programação do Dia do Profissional de Educação Física contará com os seguintes minicursos: Beach tennis e futvolei, que será realizado na Ecotennis, localizada em Sousa (PB); Badminton, realizado no Ginásio do IFPB em São Gonçalo; Primeiros Socorros, que ocorrerá no Bloco de Educação Física em São Gonçalo; Avaliação Física e Funcional, a ser ministrado no Auditório do Bloco de Agroecologia, também em São Gonçalo. Os quatro minicursos já estão com todas as vagas preenchidas.

Além das atividades presenciais, o Dia do Profissional de Educação Física também será marcado pelo lançamento de uma plataforma de cursos de Educação a Distância (EaD) voltados para os esportes paralímpicos. A iniciativa é fruto do projeto Educação Física Adaptada na Escola, que foi um dos vencedores da Maratona de Empreendedorismo e Inovação do IFPB, lançada pelo Edital nº 32/2021 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProExC). O projeto conta com a participação de um docente de Educação Física do Campus Sousa como coordenador e de três estudantes do curso como colaboradores.

O  Projeto Educação Física Adaptada na Escola tem o objetivo de estimular a acessibilidade e a inclusão de estudantes com deficiência em atividades físicas nas escolas da rede pública e privada da cidade de Sousa (PB), onde está localizado o campus. Para isso, os membros da projeto criaram uma plataforma que vai oferecer cursos on-line sobre esportes paralímpicos, que são destinados às pessoas com necessidades especiais.

Com o lema “Seja um herói! Capacite-se e leve mais educação, alegria e saúde para as pessoas com deficiência!”, o projeto Educação Física Adaptada na Escola se propõe a capacitar professores para desenvolverem atividades de esporte e lazer dentro do ambiente escolar. A plataforma pode ser acessada aqui: https://educacaofisicaadaptada.ead.guru/

Mais informações sobre o curso de Licenciatura em Educação Física e sobre o projeto Educação Física Adaptada na Escola podem ser solicitadas pelo e-mail da coordenação do curso: cclef.ss@ifpb.edu.br.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa