Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 09 > Curso de Educação Física do IFPB Campus Sousa está entre os melhores da Paraíba

Curso de Educação Física do IFPB Campus Sousa está entre os melhores da Paraíba

Dados do Enade 2021 posicionam o curso como o 2º melhor do estado, com conceito 4 no exame
por Amanda Tavares de Melo publicado: 13/09/2022 15h03 última modificação: 13/09/2022 15h03

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram nesta segunda-feira (12) o resultado da última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizada em 2021. De acordo com a avaliação, o curso de Licenciatura em Educação Física do IFPB Campus Sousa ficou em 2º lugar na lista de melhores cursos de Educação Física da Paraíba.

Além do bom posicionamento em relação aos demais cursos ofertados no estado, o curso de Educação Física do Campus Sousa obteve o conceito 4 na prova do Enade, mantendo o bom resultado alcançado na avaliação anterior, em 2018. A edição de 2021 do exame foi realizada em 14 de novembro com alunos de cursos de licenciatura, bacharelado e tecnológico de 30 áreas do conhecimento.

O Enade é uma avaliação aplicada pelo governo federal aos estudantes que estão no último semestre dos cursos de graduação. O principal objetivo do exame é avaliar o ensino das instituições da educação superior, analisando os conhecimentos dos formandos sobre conteúdos, habilidades e competências para atuação profissional em cada área e também sobre assuntos relacionados às realidades brasileira e internacional.

O Enade é obrigatório aos concluintes convocados. A prova foi realizada pela primeira vez em 2004 e cada curso deve ser avaliado a cada três anos, no máximo. O conceito obtido pelos estudantes tem sido utilizado como parâmetro para analisar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em cada curso. Atualmente, os resultados do Enade são considerados um dos principais indicadores de qualidade da Educação Superior no Brasil.