Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 07 > Professor do IFPB Campus Sousa publica artigo na revista Química Nova

Professor do IFPB Campus Sousa publica artigo na revista Química Nova

Trabalho foi produzido em parceria com docentes da Unicamp
por Amanda Tavares de Melo publicado: 07/07/2022 10h12 última modificação: 07/07/2022 13h04

O professor efetivo de Química do IFPB Campus Sousa Carlos Alberto da Silva Júnior publicou o artigo Química Verde e a Tabela Periódica de Paul T. Anastas e Julie B. Zimmerman: Tradução e Alinhamentos com o Desenvolvimento Sustentável na revista Química Nova (Qualis A2), da Sociedade Brasileira de Química.  A pesquisa apresentada pelo docente é resultado do seu doutorado em andamento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O trabalho enviado para o periódico foi feito em conjunto com os docentes Dr. Dosil Pereira de Jesus e Dr. Gildo Girotto Júnior, da Unicamp. O artigo tinha como objetivo principal traduzir os elementos figurativos da tabela periódica “verde” proposta por Anastas e Zimmerman, bem como elucidar possibilidades didáticas para sua utilização no Ensino de Química Verde.

Segundo Carlos Alberto, a publicação do paper acontece em um momento bastante oportuno, considerando que 2022 foi eleito o “Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).  “Agradeço a Deus e aos pesquisadores envolvidos nesta publicação pioneira, significativa e interdisciplinar que representa um marco nas pesquisas sobre a Química Verde”, destaca o docente.

Carlos Alberto revela que, durante a escrita da publicação, percebeu o quanto o IFPB tem sido referência nesse campo de estudo e espera que novas pesquisas sejam fomentadas e realizadas. Em 2020, o docente foi premiado internacionalmente por desenvolver, de forma pioneira, uma pesquisa sobre Química Verde para alunos surdos.