Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 05 > Seminário de Linguagens do IFPB Campus Sousa acontece entre 25 e 27 de maio

Seminário de Linguagens do IFPB Campus Sousa acontece entre 25 e 27 de maio

Evento será realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e virtuais
por Amanda Tavares de Melo publicado: 11/05/2022 11h51 última modificação: 19/05/2022 14h34

O Núcleo de Linguagens do IFPB Campus Sousa divulgou a programação do Seminário de Linguagens da instituição. Neste ano, o evento ocorrerá entre os dias 25 e 27 de maio, em formato híbrido, alternando atividades presenciais com atividades transmitidas por videoconferência pela plataforma Even3. As inscrições no evento são gratuitas e podem ser realizadas no período de 11 a 22 de maio pela plataforma Even3

Esta edição do Seminário de Linguagens tem como tema “Reverberações da Semana de Arte de 22” e tem como objetivo central discutir as inovações estéticas trazidas pela Semana de Arte Moderna de 1922, que está completando 100 anos. A programação conta com palestras, mesas redondas, oficinas, exposições e apresentações artísticas. Os participantes receberão certificados mediante o preenchimento das listas de frequências disponibilizadas ao longo das atividades.

O evento terá início na quarta-feira (25), às 18h50, com a palestra “O passado e o presente na construção da Semana de Arte Moderna de 1922”, que será ministrada pelo professor Dr. João Matias, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Após a conferência, às 20h, o público poderá conferir a apresentação artística “Villa-Lobos e os 100 anos da Semana de Arte Moderna”, que será realizada pela Camerata Jovem de Luís Gomes, um coletivo artístico oriundo da cidade Luís Gomes, no Rio Grande do Norte. Finalizando a primeira noite do Seminário, às 20h16 haverá a apresentação do espetáculo “Arte cênica: Dança com Villa-Lobos”. Todos estes eventos acontecerão em formato presencial, no Teatro Multifuncional do CCBNB-Sousa, localizado na Rua Cel. José Gomes de Sá, 07, no Centro de Sousa (PB).

A programação do evento continua na quinta-feira de manhã, no auditório da Unidade Sede, e vai até a tarde da sexta-feira (27) com a apresentação artística: “Candeeiro Elétrico”, oferecida pela DJ Manu Coelho, que será realizada no Centro Cultural Professora Dodora, também situado no centro de Sousa (PB). A Coordenadora do curso de Letras no Polo Sousa e uma das organizadoras do Seminário de Linguagens, professora Leuziedna Dantas, destacou a importância do evento. “A edição de 2022 Seminário de Linguagens incentiva a valorização da cultura e das expressões artísticas locais com o intuito de mantermos viva a liberdade criativa, disseminar a língua e a arte do Brasil”, afirmou a docente.

Já a professora Risonelha Lins, que também faz parte do curso de Letras e da organização do evento, salientou que, além de debater as vivências artísticas e culturais trazidas pela Semana de Arte Moderna de 22, o Seminário de Linguagens se mostra muito relevante para este momento porque “se liga às competências e habilidades exigidas pelo novo ensino médio”, podendo envolver também os estudantes dos cursos técnicos integrados do IFPB Campus Sousa.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa