Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 04 > Chico Nogueira é eleito diretor-geral do IFPB Campus Sousa

Chico Nogueira é eleito diretor-geral do IFPB Campus Sousa

Pleito foi realizado no dia 06 de abril e mobilizou toda a comunidade acadêmica do campus
por Amanda Tavares de Melo publicado: 09/04/2022 19h09 última modificação: 26/04/2022 10h52

A Comissão Eleitoral do Campus Sousa divulgou o resultado da consulta eleitoral para a Direção-geral da instituição. Após a votação no dia 06 de abril e a apuração das urnas na última sexta-feira (08), o professor Chico Nogueira foi eleito diretor-geral do Campus Sousa para o quadriênio 2022-2026.

Conforme dados fornecidos pela Comissão Eleitoral Central do IFPB, o candidato Chico Nogueira recebeu 533 votos de estudantes, 30 votos de docentes e 57 votos de técnicos-administrativos(as), totalizando 620 votos. Considerando os votos válidos,  esse quantitativo equivale a 52,74% dos eleitores do IFPB Campus Sousa. O candidato Joserlan Moreira obteve 283 votos dos estudantes, 33 dos técnicos-administrativos(as) e 52 votos dos docentes, o que representou 47,26% dos votos válidos. No âmbito da reitoria, a professora Mary Roberta foi eleita a primeira mulher reitora do Instituto Federal da Paraíba, com 92% dos votos válidos.

De acordo com o professor Fábio Albuquerque, presidente da Comissão Eleitoral Central, “nesta eleição, mesmo com alguns campi ainda em atividades remotas, tivemos um comparecimento de docentes e discentes 10% maior do que na eleição de 2018. Em Sousa, a participação da comunidade foi ainda maior, com um comparecimento de estudantes quase 30% superior ao registrado na eleição de 2018”, afirmou.

O professor destacou ainda a presença de membros da Comissão Eleitoral Central na apuração dos votos do Campus Sousa, o que ajudou a fazer dessa contagem dos votos a mais transparente e legítima dos últimos pleitos. “A entrega de todos os membros da Comissão Central, a dedicação, o compromisso com a lisura do processo e a ética profissional de servidores e discentes são coisas que vão ficar na minha memória, mais até do que todos os desafios que enfrentamos diante do processo de escolha mais complexo da história recente da nossa instituição. Por tudo isso, as pessoas que fizeram parte dessa comissão prestaram um importante serviço para o IFPB e para a democracia”, salientou Fábio.

Sobre o diretor eleito

Chico Nogueira nasceu em Jaguaribe, no Ceará, filho do vaqueiro José Nogueira e da agricultora e dona de casa, dona América Botão Nogueira. Bem antes de Chico estabelecer uma relação profissional com o IFPB Campus Sousa, os institutos federais já passaram a fazer parte de sua história de vida, quando o professor iniciou o curso Técnico em Agropecuária na Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, que viria posteriormente a fazer parte do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Depois do curso técnico, Chico partiu para a cidade de Patos (PB) para fazer o curso de graduação em Medicina Veterinária, no qual ele pôde unir a sua experiência no trabalho com os animais a atividades na área de agricultura familiar. Em seguida, o professor continuou sua trajetória acadêmica fazendo mestrado e doutorado em Medicina Veterinária no Campus Patos da UFCG.

Chico Nogueira ingressou no IFPB Campus Sousa em 2011. Desde então, o docente tem ministrado as disciplinas de Imunologia, Bioclimatologia e Extensão Comunitária no curso de Medicina Veterinária, de Extensão Rural Agroecológica e Agroecologia Animal II no curso de Tecnologia em Agroecologia e de Extensão Rural no curso Técnico em Agropecuária. Além da docência, o professor também desenvolve atividades ligadas à pesquisa e à extensão, com foco em Assistência Técnica, Extensão Rural e Agroecologia, nas quais ele articula o conhecimento científico às experiências junto às comunidades rurais e aos movimentos sociais ligados às questões do campo e da terra.

Como diretor-geral eleito pela comunidade do campus, Chico Nogueira comemorou o resultado alcançado nas urnas. “Quero registrar a minha alegria de ter participado desse movimento democrático e necessário a instituições como a nossa, a alegria de ver a quantidade de pessoas que participaram dessa consulta eleitoral. Quero agradecer pela confiança daqueles e daquelas que confiaram no nosso projeto e na nossa capacidade de conduzir esse campus nos próximos quatro anos. Meu trabalho será em prol do projeto que estamos construindo e que vai precisar de muita força e energia de todos nós”, declarou o professor.

Como diretriz principal da futura gestão, Chico sublinhou a união entre todos os segmentos que compõem o campus e a articulação da unidade com os outros campi, a reitoria e os demais centros administrativos do IFPB. “Passado o processo de eleição, precisamos de um movimento de reconciliação entre todos nós, servidores, servidoras e estudantes, para que a comunicação seja esse elemento transversal que nos coloque em um movimento síncrono em torno do nosso objetivo maior, que é fazer educação de qualidade a partir dessa ferramenta tão poderosa que é o IFPB e, mais especificamente, o Campus Sousa”, explicou o professor.

“Esse é o compromisso fundamental que eu reafirmo agora na condição de diretor eleito: o compromisso de reconciliação interna e de reconciliações externas. O movimento agora é fazer gestão para que a educação cumpra a sua função de transformar pessoas e, consequentemente, transformar o mundo. Então, contem comigo como servidor público e como futuro diretor. Contem comigo para que possamos reerguer a nossa instituição”, finalizou Chico.