Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 03 > Publicado edital para solicitação de análise do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)

IVS é utilizado como critério para selecionar os estudantes que receberão auxílios estudantis
por Amanda Tavares de Melo publicado: 25/03/2022 10h20 última modificação: 25/03/2022 10h20

O IFPB Campus Sousa publicou nesta sexta-feira (25) o edital de solicitação de análise e/ou reanálise do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS). O IVS será utilizado como meio de classificação e seleção de estudantes para atendimento pelos Programas da Política de Assistência Estudantil do IFPB. As inscrições no edital do IVS serão feitas on-line no período entre 29 de março e 08 de abril.

O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é um indicador que permitirá um detalhamento das condições de vida do estudante, através das documentações apresentadas e da análise realizada pelos assistentes sociais do campus. A avaliação pelo Serviço Social resultará em uma pontuação que ficará vinculada ao estudante através do seu CPF. Os critérios utilizados para calcular a pontuação de cada aluno são explicados no edital de solicitação do IVS.

O IVS dos estudantes ativos que estejam com a validade perto de expirar (participantes dos editais de IVS nº 01 e nº 02 publicados em 2020) terão a validade prorrogada por mais dois anos. Já os estudantes que perceberam mudanças na situação familiar com a entrada de mais pessoas no grupo familiar ou diminuição de renda da família podem pedir reanálise do IVS.

O estudante deverá realizar sua solicitação através de inscrição no edital de IVS no SUAP (www.suap.ifpb.edu.br) e anexar a documentação solicitada, descrita no item 5 do edital. O estudante que apresentar documentação incompleta terá sua solicitação indeferida, podendo realizar nova solicitação no próximo edital de IVS.

Após o período de inscrições, a análise socioeconômica dos estudantes que enviaram os seus documentos será realizada entre os dias 09 e 18 de abril. O resultado preliminar do processo está previsto para ser divulgado em 19 de abril e os estudantes que desejarem enviar recursos poderão fazê-lo nos dias 20 e 21 de abril. A divulgação do resultado final deverá acontecer em 25 de abril.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa