Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Outubro > IFPB Campus Sousa inicia retorno gradual às atividades presenciais de ensino

IFPB Campus Sousa inicia retorno gradual às atividades presenciais de ensino

Atividades contemplaram um número reduzido de estudantes e respeitaram as orientações das autoridades sanitárias
por Amanda Tavares de Melo publicado: 19/10/2021 21h29 última modificação: 19/10/2021 21h29

Nesta terça-feira (19), estudantes do curso de Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa participaram das primeiras atividades presenciais de ensino desde que as aulas presenciais foram suspensas em março de 2020 em função da pandemia de Covid-19. Participaram da atividade apenas os estudantes que estão nas prioridades 1 e 2, isto é, aqueles que apenas necessitam das aulas práticas para concluírem o curso ou aqueles que estão matriculados em outras disciplinas no semestre 2021.2 mas já cursaram a porção teórica dessas disciplinas e serão concluintes ao final do semestre 2021.2. A aula aconteceu na Unidade São Gonçalo do IFPB Campus Sousa, onde são  tradicionalmente realizadas as atividades acadêmicas do curso.

Todos os estudantes que participaram da atividade de hoje apresentaram o cartão de imunização contra o Sars-CoV-2 e preencheram e assinaram o termo de ciência e livre consentimento para a participação nas atividades presenciais no âmbito do IFPB. Além disso, os alunos que estiveram na aula também respeitaram as orientações previstas no protocolo de biossegurança do IFPB, como usar máscara, higienizar as mãos com álcool em gel e respeitar o distanciamento obrigatório entre as pessoas.

Antes do início das aulas práticas, os estudantes foram recebidos pela equipe gestora, por alguns docentes e pela comissão local de saúde. Na ocasião, foram passadas informações relevantes para garantir a segurança e o bem-estar de todos durante a realização das atividades.  A acolhida aconteceu no pátio da entrada do campus, um espaço amplo e aberto, e contou com um café da manhã especial para os participantes.

No turno da manhã, os estudantes participaram da porção prática da disciplina de Toxicologia Veterinária e, à tarde, da disciplina de Tecnologia e Inspeção de Leite e Derivados, conforme estabelecido no horário disponibilizado pela coordenação do curso de Medicina Veterinária para a realização das atividades práticas. O transporte dos alunos para o campus foi feito por um ônibus cedido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), instituição parceira do IFPB Campus Sousa.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Lisanka Maia, as porções práticas de algumas disciplinas serão realizadas junto aos alunos com prioridade 1 e 2 até o mês de dezembro, respeitando o cronograma previsto pela coordenação do curso e os protocolos de biossegurança. Também será realizada em breve uma reunião com os demais discentes do curso para esclarecer eventuais dúvidas e planejar a realização das próximas atividades práticas.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa