Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Outubro > Diretor do IFPB Campus Sousa participa de audiências públicas para discutir retorno às atividades presenciais e reordenamento da Rede Federal

Encontros mobilizaram a classe política e diversos representantes da sociedade sertaneja
por Amanda Tavares de Melo publicado: 08/10/2021 17h47 última modificação: 08/10/2021 17h48

Nas últimas duas semanas, a direção do IFPB Campus Sousa tem participado de diversos encontros para discutir matérias de interesse da instituição. No dia 29 de setembro, o Diretor-geral do campus, professor Chiquinho Cicupira, e uma equipe formada pela Diretora de Ensino Joselma Carneiro e pelos chefes dos Departamentos de Ensino Superior e de Assistência Estudantil do IFPB Campus Sousa, Bivânia Araújo e Edvanildo Andrade, foram recebidos pelo prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, e pelo seu chefe de gabinete, Helder Carvalho. A principal pauta da reunião foi a retomada dos serviços municipais de transporte, necessários para viabilizar o retorno dos estudantes às atividades presenciais. O encontro também contou com a presença do professor Eduardo Jorge, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que também endossou a reivindicação pelos serviços de transporte. De acordo com o professor Cicupira, “o diálogo foi bem produtivo e o prefeito foi muito receptivo, apresentando inclusive sugestões para a solução do problema”.

Neste mesmo dia, no turno da tarde, o diretor participou de uma audiência pública sobre o reordenamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), proposta do Ministério da Educação (MEC) que prevê a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Sousa e foi motivado por requerimento do vereador Novinho de Carlão. A audiência contou com a presença do prefeito Fábio Tyrone, do vice-prefeito Zenildo Oliveira, dos vereadores da casa e dos deputados Wilson Santiago e Leonardo Gadelha.

Também estiveram presentes no encontro os prefeitos de Santa Cruz, Paulo César, de Vieirópolis, Célio Aristoteles, e de Marizópolis, Lucas Braga. Além dos gestores municipais, marcaram presença na reunião os professores do IFPB Daladier Júnior e Joabson Nogueira. Participaram também representantes das cidades de Aparecida, Uiraúna e Cajazeiras e da Associação Comercial de Sousa. "A discussão foi proveitosa e o apoio demonstrado pelos representantes da sociedade sertaneja foi muito importante”, declarou o diretor Chiquinho Cicupira.

No último dia 07, o gestor do IFPB Campus Sousa participou de uma nova audiência pública para debater a criação do IF Sertão Paraibano, desta vez na Câmara de Vereadores de Santa Cruz, no sertão da Paraíba. O autor do requerimento para a audiência foi o vereador Francisco Aldejones Abrantes, que convidou os representantes de Aparecida, Santa Cruz e São Francisco para a discussão conjunta da matéria. A sessão foi presidida pelo vereador John Vinicius da Silveira e contou com a presença do Prefeito de Santa Cruz, professor Paulo César Ferreira Batista, do vice-prefeito, Alberto Duarte de Sousa, da Secretária de Educação, professora Joana Darc Ferreira, do presidente do Instituto de Previdência Municipal, José Neto Sucupira, da professora Socorro Andrade e dos vereadores Albaneide Alves de Sousa Monteiro, Francisco Aldejones Abrantes, Francisco Cléber Ferreira do Nascimento, Inácio Daví Gomes, Jeferson Gomes de Almeida, Joseane Soares de Sousa Lima e Lucicleide Caetano de Oliveira Monteiro.

Da cidade de São Francisco participaram a vice-prefeita Mirelli Casimiro e o vereador Ronaldo Mourão, além de secretários municipais. O prefeito da cidade de Aparecida, João Neto, esteve representado por sua chefe de gabinete, Aparecida Ferreira, e o legislativo pelo jovem vereador Ronaldo M. Sousa. Durante a audiência, o diretor-geral do IFPB Campus Sousa, Chiquinho Cicupira, e o professor Iarly Vanderley, do IFPB Campus Cajazeiras, fizeram uma breve explanação sobre a proposta do MEC e apresentaram o posicionamento da comunidade interna do IFPB.

"Vários oradores usaram a tribuna e todos confirmaram apoio à proposta. O prefeito Paulo César destacou a necessidade de mobilizar os representantes políticos do nosso estado para que o sertão não perca essa oportunidade de ganhar o IF Sertão da Paraíba. O vereador Aldejones Abrantes justificou o seu requerimento para a realização da Audiência, alegando que esse novo ente do MEC no Sertão da Paraíba será muito importante para a cidade de Santa Cruz e toda a região sertaneja”, afirmou o professor Cicupira.

Ainda segundo o professor, “ao final do encontro, o presidente da Casa Legislativa de Santa Cruz, vereador John Vinicius, se comprometeu a elaborar um documento manifestando apoio à causa do IF Sertão Paraibano, com imediato envio aos parlamentares da Paraíba e as autoridades da República. Fiquei muito feliz com o apoio recebido. Sigamos na luta, Sertão”, finalizou.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa