Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Outubro > Diretor do IFPB Campus Sousa visita cidade do Lastro e recebe apoio para criação do IF Sertão da Paraíba

Professor Chiquinho Cicupira foi recebido na Câmara de Vereadores para discutir a proposta do MEC
por Amanda Tavares de Melo publicado: 14/10/2021 08h57 última modificação: 14/10/2021 08h57

O diretor-geral do IFPB Campus Sousa, professor Chiquinho Cicupira, participou na última sexta-feira (08) de mais uma audiência pública em cidades do Sertão da Paraíba para debater o Reordenamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), proposta do Ministério da Educação (MEC) que prevê a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano. Desta vez, o professor visitou a cidade do Lastro, a cerca de 32 km de Sousa, para discutir a proposta junto à classe política e à comunidade local.

A audiência pública ocorreu na Câmara dos Vereadores do Lastro e foi proposta pelo vereador e presidente da casa, Francisco Galdino Filho. Na ocasião, o diretor Cicupira foi convidado para apresentar a proposta do MEC e responder aos questionamentos dos vereadores e representantes da sociedade organizada, presentes à sessão. O plenário da Casa José Abrantes de Oliveira ficou lotado com a presença de professores, técnicos em educação e alunos das redes estadual e municipal de ensino para assistir ao debate.

Além do presidente da Câmara Municipal, estiveram na audiência os vereadores Washington Abrantes Dantas, Francisco das Chagas Tomé, Lindomar Januario de Abrantes, Francisco Ancelio Trigueiro de Lima e Espedito Gonçalves Filho.  A mesa dos trabalhos ainda contou com as presenças de Ronaldo Gonçalves Soares Sobrinho, advogado e Assessor Jurídico da Câmara, Francisco Tavares Sobrinho, representante do Prefeito, professor Francisco Danilo Barbosa, Secretário de Educação do Lastro, Anna Karolyne Germano Diniz, Secretária de Assistência Social, e de Gerlania dos Santos, Secretária de Saúde do município.

Durante quase duas horas, o professor Cicupira respondeu perguntas sobre os objetivos do projeto, a escolha do local da futura sede do Instituto Federal do Sertão da Paraíba e a questão orçamentária. Após o debate, todos os vereadores declararam apoio ao projeto e enalteceram o IFPB Campus Sousa como um grande parceiro da cidade do Lastro. “Todos, na ocasião, mencionaram que a cidade de Sousa está credenciada para sediar a Reitoria do IF Sertão da Paraíba”, declarou o professor Cicupira.

Ainda segundo o diretor, “ao encerrar a solenidade o presidente da Câmara dos Vereadores Francisco Galdino se comprometeu em elaborar um documento de apoio ao projeto e enviá-lo para o Ministro da Educação e a todos os congressistas da Paraíba. Agradeço imensamente pelo apoio e me comprometo a seguir na luta com fé e determinação” declarou.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa