Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Maio > Reitor Nicácio leva pleitos do IFPB ao Ministro da Educação

Destaque

Reitor Nicácio leva pleitos do IFPB ao Ministro da Educação

Em reunião no Ministério da Educação, o Reitor Nicácio e sua equipe, acompanhados pelo deputado Pedro Cunha Lima, expõem a necessidade de recursos orçamentários ao Ministro Milton Ribeiro
por publicado: 19/05/2021 09h38 última modificação: 27/05/2021 15h35

O ministro da Educação Milton Ribeiro recebeu nesta terça-feira, dia 18, o reitor do IFPB, professor Nicácio Lopes, o pró-reitor de Administração e Finanças, Pablo Andrey, e o diretor- geral do Campus Sousa, Chiquinho Cicupira.

A audiência foi marcada e mediada pelo deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), um dos parlamentares paraibanos classificados pelo reitor Nicácio como proeminentes e amigos do IFPB. A pauta do encontro foi focada no provimento de recursos orçamentários no valor de R$ 1,5 milhão para custeio e manutenção dos campi Pedras de Fogo, Areia e Sousa (Hospital Veterinário).

O evento contou ainda com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos e do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal Kedson Raul de Souza Lima. Estes ficaram responsáveis pelo acompanhamento da proposta em estudo no âmbito do MEC.

De acordo com o pró-reitor Pablo Andrey, o IFPB sofreu corte no orçamento 2021 de aproximadamente 25% se comparado ao ano passado. “Além do corte na área de custeio, nós continuamos com 20% do orçamento bloqueado”, informou o pró-reitor.

Andrey acrescentou, ainda, que essas perdas trouxeram uma limitação acentuada para o funcionamento da instituição, principalmente, para os campi recém-criados que nunca tiveram orçamento próprio e precisam pagar as despesas fixas como energia, água, segurança e assistência estudantil.

O reitor Nicácio Lopes acrescentou que, apesar da publicação da Portaria Ministerial em Dezembro/2021, as unidades de Pedras de Fogo e Areia continuam custeadas pela Reitoria, pois só a partir da LOA de 2022 elas serão contempladas com a autonomia financeira.

“Cremos que sensibilizamos o ministro e sua assessoria com um relato detalhado do funcionamento dessas unidades e do Hospital Veterinário, do Campus Sousa”, afirmou o reitor Nicácio, ao ressaltar que fez questão de informar ao ministro da Educação que, dentre os institutos federais das regiões Norte e Nordeste, o aparelho hospitalar instalado no Sertão da Paraíba é o único da Rede Federal e de importância singular no prestação de assistência técnica e científica aos produtores rurais e à sociedade em geral.

O diretor geral do Campus Sousa Chiquinho Cicupira classificou a audiência com o ministro Milton Ribeiro como um momento de extrema importância para o IFPB nesses tempos de escassez de recursos financeiros. Ele enalteceu a defesa das necessidades orçamentária e financeira feitas pelo reitor e endossadas pelo deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), principalmente no tocante ao aparelho com mais de mil metros quadrados de área com vários laboratórios que precisam desse apoio para as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus Sousa.

Com relação aos pleitos, Cicupira acredita que, dada a importância dos novos campi estratégicos do IFPB, bem como do Hospital Veterinário como equipamento que auxilia na formação profissional ofertada pelo Curso de Medicina Veterinária e pelo Curso Técnico de Graduação em Agropecuária, o Ministério da Educação contemplará o IFPB com a liberação dos recursos que ficaram sob estudo no âmbito do MEC sob articulação da Pró-Reitoria de Administração e Finanças do IFPB e da assessoria parlamentar do deputado Pedro Cunha Lima.

O ministro Milton Ribeiro se mostrou interessado em saber mais sobre o perfil dos novos campi e do Hospital Veterinário do Campus Sousa, dirigindo algumas perguntas aos gestores do IFPB. “Ele ficou impressionado com a vocação dos novos campi e com o atendimento gratuito de pessoas de baixa renda feito pelo Hospital Veterinário”, concluiu o reitor Nicácio Lopes ao salientar que o Ministro da Educação sinalizou nos dois pleitos que vai analisar a disponibilidade orçamentária e procurará atender ao apelo do IFPB.

• Texto: Filipe Donner – Jornalista e Diretor Geral de Comunicação e Marketing do IFPB


registrado em: