Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Junho > Hospital Veterinário recebe a visita do médico e ex-deputado Dr. Marcondes Gadelha

Noticia

Hospital Veterinário recebe a visita do médico e ex-deputado Dr. Marcondes Gadelha

Parlamentar destinou recursos para a implantação do Laboratório de Biologia Molecular
por Amanda Tavares de Melo publicado: 28/06/2021 17h31 última modificação: 28/06/2021 17h31

O IFPB Campus Sousa recebeu, no último domingo (27), a visita do médico e ex-deputado federal Dr. Marcondes Gadelha, que esteve no Hospital Veterinário Adílio Santos Azevedo (HV-ASA). O parlamentar foi recebido pela Chefe do Departamento de Ensino Superior do IFPB Campus Sousa, Bivânia Araújo, e pelos professores Lisanka Ângelo Maia e Tibério Araújo. O Dr. Marcondes Gadelha visitou o Laboratório de Biologia Molecular do hospital, que foi implantado com recursos oriundos de uma emenda parlamentar destinada por ele ao Campus Sousa.

Durante a visita, o Dr. Marcondes elogiou as instalações do laboratório e enfatizou o compromisso da gestão do IFPB Campus Sousa e do Hospital Veterinário com a correta aplicação do orçamento público para viabilizar a implantação do equipamento. Os diálogos com o parlamentar acerca da implantação do laboratório vêm ocorrendo desde 2018, quando o deputado esteve no hospital pela primeira vez e tomou conhecimento sobre o sonho da equipe do hospital de ter um Laboratório de Biologia Molecular para desenvolver pesquisas nas áreas de diagnóstico de doenças e de estudos com materiais genéticos de organismos vivos.

A partir dessa visita, o Dr. Marcondes firmou um compromisso com a gestão do IFPB Campus Sousa, na pessoa do Diretor-geral Chiquinho Cicupura, de destinar R$ 270 mil reais para a aquisição dos equipamentos necessários ao funcionamento do laboratório. Assim, desde 2019, uma equipe formada pelos professores Lisanka Ângelo Maia, Patricy Salles, Thaís Feitosa e Vinícius Vilela, que desenvolvem pesquisas em Sousa e municípios circunvizinhos, vêm coordenando as atividades de implantação do laboratório no Hospital Veterinário.

De acordo com a diretora do Hospital Veterinário Adílio Santos Azevedo, profª Lisanka Ângelo Maia, “o Laboratório de Biologia Molecular representa uma ferramenta valiosa no desenvolvimento de pesquisas, no diagnóstico de doenças que afetam humanos e animais, além da utilização de tecnologias envolvendo o uso de organismos vivos, ou produtos elaborados a partir deles, para criar e/ou modificar produtos para fins específicos, como o uso de técnicas de DNA recombinante. Portanto, o IFPB Campus Sousa reconhece e agradece a sensibilidade, parceria e compromisso do Dr. Marcondes Gadelha com essa instituição e com as necessidades de Sousa”, afirmou.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa

registrado em: