Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Julho > IFPB Campus Sousa e Senai-RN firmam acordo para implantação de uma usina solar na Unidade São Gonçalo

Próximo passo será a assinatura do termo de parceria entre as duas entidades
por Amanda Tavares de Melo publicado: 18/07/2021 17h41 última modificação: 18/07/2021 17h46
Foto: Portal Energia

Um projeto para a implantação de uma usina de produção de energia solar está perto de se tornar realidade no IFPB Campus Sousa. Desde o mês de maio, a direção do campus vem avançando nas tratativas com os técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (Senai-RN) para a instalação de uma estação solarimétrica na Unidade São Gonçalo, localizada a 14 km do centro de Sousa.

Após firmar a parceria com o Senai-RN, o IFPB Campus Sousa passará a fazer parte de um projeto de pesquisa intitulado “Análise de desempenho de módulos bifaciais em diferentes condições climáticas”, que vem sendo desenvolvido no Instituto Senai de Inovação Em Energias Renováveis. Segundo o engenheiro do Senai-RN Antônio Medeiros, o objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de estudos na área de energia solar a partir da elaboração de um mapeamento dessa fonte de energia em algumas regiões do território nacional, como é o caso de Sousa e arredores.

Como parte do estudo para a implantação da usina solar, a equipe de engenheiros técnicos comandada por Medeiros visitou, no último mês de maio, as instalações da Unidade São Gonçalo. Após transitar por vários locais da escola-fazenda, o grupo definiu uma área próxima ao setor de produção de hortaliças como sendo o ideal para a instalação da estação solarimétrica.

De acordo com o projeto, a estação solarimétrica contará com os seguintes equipamentos: três Piranômetros, sendo dois de radiação global e um refletido para medição do albedo, um Anemômetro para medição de velocidade do vento e uma célula de referência para grandezas de geração solar, um Termo-higrômetro para medição de temperaturas e umidade do ar, um DataLogger para aquisição e monitoramento dos dados medidos, um Modem para acesso remoto via 4G e uma torre metálica para instalação da instrumentação.

Para instalar a torre, será necessária a realização de campanhas de medições com o uso de estações meteorológicas equipadas com sensores de medição da radiação solar. Segundo André Lira, membro do Senai-RN que também participou da visita, os critérios para definição dos locais onde serão instaladas as estações levaram em consideração questões como o fato de se tratar de regiões geográficas ausentes de dados suficientes para a caracterização do recurso e de se tratar de uma instituição renomada de ensino e pesquisa como o IFPB Campus Sousa.

As negociações para a implantação da estação estão adiantadas e um termo de parceria está sendo elaborado com as contrapartidas dos parceiros. O Diretor-geral do IFPB Campus Sousa, professor Chiquinho Cicupira, ressalta que todos os custos referentes à instalação e manutenção da estação serão cobertos pelo projeto de pesquisa. Em contrapartida, os dados gerados pelo projeto poderão ser compartilhados com professores e alunos do campus.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa