Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Fevereiro > Projeto desenvolvido por docentes e estudantes do IFPB Campus Sousa é finalista da 19ª edição da Febrace

Projeto Namorico elaborará um jogo on-line para prevenir a violência no namoro
por Amanda Tavares de Melo publicado: 01/02/2021 17h43 última modificação: 01/02/2021 17h43

Um projeto de iniciativa de professores e estudantes do IFPB Campus Sousa foi anunciado, na última sexta-feira (29), como um dos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que está na sua 19ª edição. A Febrace tem como principal objetivo estimular a atuação de jovens cientistas de todo o Brasil e promover o desenvolvimento de projetos com fundamentação científica em diversos campos das ciências e da engenharia.

O Namorico, projeto selecionado pela Febrace, se trata de um jogo que está sendo desenvolvido pela equipe do IFPB Campus Sousa para classificar a qualidade das relações de namoro na perspectiva da violência. Considerando que episódios violentos no namoro geram impactos bastante negativos sobre a saúde mental e física dos envolvidos, o jogo pretende alertar os jovens sobre condutas que perpetuam violências dentro do relacionamento afetivo e que muitas vezes não são percebidas ou devidamente combatidas.

O trabalho vem sendo realizado pelos estudantes Lyzzandro Dualamo Soares Teodosio, Marcelo Jácome de Lima Filho e Beatriz Gonçalves da Cruz com orientação da professora Rackynelly Alves e coorientação do professor Douglas Andrade. O jogo será disponibilizado em um site e já está sendo desenvolvido desde o ano passado. A previsão é de que os testes sejam iniciados já em fevereiro e as atividades sejam concluídas em julho de 2021.

De acordo com a professora Rackynelly Alves, orientadora do trabalho, “o jogo em si representa um dos produtos do projeto. Nesse primeiro momento, nossos jovens pesquisadores estão focados no desenvolvimento do jogo que será disponibilizado em um site para acesso livre e gratuito, porém este não representa nosso principal resultado. O que queremos é levar esse tema para discussão em sala de aula e em outros espaços. O jogo representa uma ferramenta pedagógica que pode auxiliar o professor nessa discussão”, destacou.

Rackynelly afirmou ainda que a produção do jogo é apenas a primeira etapa do projeto Namorico. Segundo ela, a equipe de pesquisadores pretende propor oficinas voltadas para a conscientização de professores sobre o tema e sobre possíveis formas de abordar o tema com os seus alunos em salas de aula e em outros espaços de discussão.

“Desse modo, o jogo tem potencial impacto na saúde pública e contribui para a discussão da temática em sala de aula visto que poderá ser utilizado com um elemento disparador da temática, porém de forma leve visto que a violência é um tema polêmico e de difícil abordagem em alguns contextos”, salientou a professora.

O projeto Namorico foi um dos três projetos finalistas da 19ª Febrace no estado da Paraíba e ficará disponível ao público pela plataforma Febrace Virtual durante o evento deste ano, que acontecerá de forma remota entre os dias 15 e 27 de março de 2021. Pelo Febrace Virtual, o público poderá conhecer os projetos participantes, tecer comentários sobre eles e votar nos seus projetos preferidos para ganhar o Prêmio Febrace Virtual.

Saiba mais sobre a 19ª edição da Febrace aqui.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa