Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Agosto > Estudantes dos cursos técnicos do IFPB Campus Sousa são contemplados com kits de gêneros alimentícios

Iniciativa beneficiou 458 alunos de Sousa e municípios vizinhos
por Amanda Tavares de Melo publicado: 24/08/2021 13h47 última modificação: 24/08/2021 13h49

O Departamento de Assistência Estudantil (DAE) do IFPB Campus Sousa finalizou, no último dia 18, as entregas dos kits de gêneros alimentícios referentes à Chamada Interna nº02/2021. A ação contemplou 458 estudantes dos cursos técnicos integrados, subsequentes e Proeja que residem em 30 cidades no entorno de Sousa. Apenas na Paraíba foram contemplados 17 municípios: Sousa, Marizópolis, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis, Lastro, São João do Rio do Peixe, Uiraúna, Poço Dantas, Aparecida, São Francisco, São Bentinho, Santa Cruz, Bom Sucesso, Pombal, Cajazeiras e Cachoeira dos Índios. Já no Rio Grande do Norte, a equipe entregou kits nas cidades de Alexandria, José da Penha, Luís Gomes, Major Sales, Paraná, Pau dos Ferros, Pilões, Riacho de Santana, Tenente Ananias e Umarizal. As entregas chegaram até o estado do Ceará, com duas cestas entregues nos municípios de Ipaumirim e Mauriti.

Os kits de gêneros alimentícios foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), voltado para a educação alimentar e nutricional de estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Cada kit continha duas cestas básicas, cada uma contendo itens como leite integral, arroz, feijão, açúcar, farinha de milho, café, farinha de mandioca, sal, óleo e biscoito Cream Cracker. Além disso, os alunos contemplados com os kits também receberam uma cesta com frutas e legumes produzidos pela agricultura familiar.

O Chefe do Departamento de Assistência Estudantil do IFPB Campus Sousa, Edvanildo Andrade, comentou a iniciativa e agradeceu o empenho de todos os envolvidos na doação dos kits. "Reconhecemos e agradecemos a todos que direta ou indiretamente colaboraram na entrega destes kits: a Direção-geral, a Administrativa, a de Ensino e o Departamento de Assistência Estudantil, destacando o empenho e dedicação de nossa nutricionista Lane Gadelha, que divide comigo todo o planejamento e organização desta demanda, além de acompanhar as entregas na cidade de Sousa. Agradeço também ao servidor José Sucupira Neto, que, mesmo não sendo motorista do Campus, se dispôs a dirigir o veículo e me acompanhar nas entregas nas cidades fora de Sousa”, afirmou Edvanildo.

Edvanildo falou ainda sobre a relevância dessa ação para os estudantes do campus. “O programa acompanha os esforços do IFPB no enfrentamento à COVID-19 e suas implicações, inclusive alimentares, e se destaca como uma importante política de proteção social, de promoção da educação e saúde. Desde o ano passado, quando esta ação foi iniciada, optamos por realizar as entregas não somente no município sede do Campus, a cidade de Sousa, mas em outras cidades da região e até em outros estados em que temos um significativo número de alunos. Tomamos essa decisão ao constatar que vários alunos, muitos dos que mais necessitam, teriam dificuldades em se deslocar até a cidade de Sousa para receber seus kits”, destacou.

A nutricionista do IFPB Campus Sousa, Lane Gadelha, que participou do planejamento da ação junto com o Edvanildo, também se pronunciou sobre a entrega dos kits. “A alimentação escolar é um direito garantido pela Constituição Federal. Com a suspensão das aulas presenciais, foi autorizada a distribuição de kits de alimentos para a educação básica, com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional. Fico muito feliz em poder contribuir com a elaboração, organização e distribuição desses kits que são compostos também por produtos da agricultura familiar”, celebrou Lane.

As entregas dos kits tiveram início no dia 05 de agosto nas Unidades Sede e São Gonçalo do IFPB Campus Sousa, seguindo viagem no dia 06 para os primeiros municípios vizinhos a Sousa. De acordo com o Departamento de Assistência Estudantil, uma nova chamada para doação de kits deverá ser lançada nesta segunda-feira (23), desta vez com previsão de contemplar, além dos estudantes dos cursos técnicos, os dos cursos superiores da instituição.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa