Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 08 > IFPB Campus Sousa completa 65 anos de história

IFPB Campus Sousa completa 65 anos de história

Fundada em agosto de 1955, a instituição é hoje uma referência regional em ensino, pesquisa e extensão
por Amanda Tavares de Melo publicado: 14/08/2020 08h27 última modificação: 21/08/2020 15h47

Com mais de 1730 alunos matriculados e 198 servidores em exercício, incluindo professores efetivos, substitutos e técnicos-administrativos, o IFPB Campus Sousa celebrou 65 anos no último domingo (09). A instituição oferece quatro cursos técnicos – Agroindústria, Agropecuária, Informática e Meio Ambiente –, seis cursos superiores – Bacharelado em Medicina Veterinária, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Letras (EaD), Licenciatura em Química, Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Alimentos – e uma Especialização Lato Sensu em Medicina Veterinária, além de Cursos de Formação Inicial e Continuada do Programa Novos Caminhos, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

“O Campus Sousa tem uma história singular, gloriosa, no perímetro da educação profissional no estado da Paraíba. É a única unidade do Instituto Federal concedida sob a égide das ciências agrárias. Nós temos o campus mais antigo do IFPB, o Campus João Pessoa, que completará 111 anos, e temos o segundo mais longevo, que é o de Sousa. O Campus Sousa durante praticamente quarenta anos reinou no interior da Paraíba como a única instituição a oferecer a educação profissional, o que é um título extraordinário. Então, na perspectiva da educação socialmente referenciada, o Campus Sousa tem um destaque, uma gloriosa história, onde homens e mulheres educadores se esmeraram em oferecer a educação transformadora e emancipatória a centenas de jovens”, pontuou o reitor do IFPB, Nicácio Lopes.

Além das tradicionais atividades de ensino-aprendizagem, o IFPB Campus Sousa vem desempenhando, desde março, várias ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, reforçando o seu compromisso social com o povo paraibano.  "Nos dias atuais, o Campus Sousa se depara com mais um grande desafio, conviver com uma pandemia. Nesse momento tão delicado e de tantas incertezas, mais uma vez ele se apresenta altivo. De forma inegociável, se posicionou pela preservação da vida. A saúde da comunidade acadêmica composta por alunos, professores, servidores, técnicos e seus respectivos familiares passou a ser a prioridade das prioridades. Graças à grandeza dos que compõem o instituto, gestos de solidariedade e humanismo afloraram, tornando-o presente nos recantos mais vulneráveis de nossa sociedade. Da máscara ao material de limpeza, do alimento à palavra de conforto, o IFPB Campus Sousa comemora mais um ano de vida, sem festa, mas sem reclamar. As atitudes e ações em momentos difíceis como esses nos permitem renovar a esperança e a certeza de que dias melhores virão", declarou o diretor-geral Chiquinho Cicupira.

Nesse sentido, o Grupo de Trabalho de Produção e Distribuição do Campus Sousa idealizou uma campanha para arrecadar doações junto aos servidores para a aquisição dos insumos necessários para produzir itens de higiene e limpeza com o objetivo de doar a comunidades carentes de Sousa e da região. Ao final dos primeiros três meses, foram produzidos 1512 litros de detergente, 1322 litros de desinfetante e 1130 litros de água sanitária, distribuídos entre 19 grupos de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Também foram fabricadas 2100 máscaras, doadas a instituições beneficentes e reservadas a alunos e servidores. Além disso, professores e alunos do Departamento de Química do IFPB Sousa produziram mais de 210 litros de álcool glicerinado a 80% e 130 kg de sabão ecológico.

Já dentro das ações de extensão, pode-se destacar a produção de alimentos agroecológicos nas instalações do Campus Sousa, aplicando o conhecimento adquirido nos cursos da instituição a ações efetivas voltadas à comunidade local. Entre os meses de abril e agosto, foram produzidos mais de 240 quilos de hortaliças e polpas de frutas e mais de 500 pés de alface, posteriormente doados aos colaboradores terceirizados do Campus e a instituições que prestam auxílio a famílias carentes da região.

Esses bons resultados também foram celebrados pelo reitor Nicácio Lopes. “O Campus Sousa é como uma grande pérola, um diamante, um oásis, uma instituição que se corporifica como um patrimônio do país. Hoje nós temos um campus pujante, que tem uma comunidade científica muito qualificada, que possui um grande destaque em todas as chamadas públicas e editais de fomento à pesquisa, tanto por parte de professores quanto de estudantes. Viva o Campus Sousa!”, comemorou o reitor.

História

O Colégio de Economia Doméstica Rural de Sousa, que viria a se tornar o IFPB Campus Sousa, teve o seu funcionamento autorizado em 09 de agosto de 1955 e tinha o objetivo de formar professores para o magistério do Curso de Extensão de Economia Doméstica. Anos depois, em 04 de setembro de 1979, o Decreto n.º 83.935 alterou o nome da instituição para Escola Agrotécnica Federal de Sousa (EAFS).

Em 2008, a Escola Agrotécnica Federal de Sousa foi integrada ao Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba, originando a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, órgão vinculado ao Ministério da Educação, com natureza jurídica de autarquia e detentor de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa