Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 07 > Editais de Extensão e Cultura aceitam inscrições até 31/07

Editais de Extensão e Cultura aceitam inscrições até 31/07

Submissões das propostas devem ser realizadas pelo Suap
por Amanda Tavares de Melo publicado: 30/07/2020 08h25 última modificação: 30/07/2020 08h25

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) publicou, nos dias 20 e 21 de julho, três editais que têm por objetivo selecionar propostas para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura: PROBEXC PROJETO, para o Programa Institucional de Apoio a Eventos de Extensão e Cultura da PROEXC - PROEVEXC 2020 e para o Programa de Apoio Institucional à Prestação de Serviço, regulamentados, respectivamente, pelos editais PROEXC nº 13/2020, PROEXC nº 14/2020 e PROEXC nº 15/2020.

De acordo com o Edital PROEXC nº 13/2020, o PROBEXC PROJETO tem por finalidade apoiar os coletivos extensionistas compostos pela comunidade acadêmica do IFPB e por suas relações sociais na forma de concessão de: a) Apoio Financeiro para fomento das ações que compõem a proposta do Projeto de Extensão; b) Bolsas de Extensão para discentes do IFPB, no sentido de oferecer incentivo à participação dos discentes nos referidos coletivos de trabalho.

Já o Programa Institucional de Apoio a Eventos de Extensão e Cultura da PROEXC - PROEVEXC 2020, regulamentado pelo Edital PROEXC nº 14/2020, é um instrumento que abrange eventos de Extensão e Cultura com ênfase na formação dos discentes e na inclusão social, nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da Extensão e da Cultura no âmbito do Instituto Federal da Paraíba.

O Programa de Apoio Institucional à Prestação de Serviço, por sua vez, tem por finalidade fortalecer ações de extensão, no tocante à prestação de serviços, constituindo uma rede de atuação extensionista que permita o exercício da prática profissional em consonância com a multiplicidade de demandas sociais associadas à realidade local e seu território para o desenvolvimento social e escolar.

Podem participar dos projetos de extensão, dos eventos de extensão e cultura e das prestações de serviço servidores e estudantes de todos os campi do IFPB, bem como parceiros sociais externos. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura orienta que as propostas submetidas aos três editais estejam, preferencialmente, vinculadas aos Projetos Pedagógicos dos Cursos, a Núcleos de Extensão e/ou Empreendimentos Sociais do IFPB, devidamente registrados junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura ou Diretoria de Extensão e Cultura (ou setor equivalente) dos campi.

As submissões das propostas aos três editais devem ser realizadas pelo Suap até o dia 31 de julho. O resultado final das avaliações será divulgado no dia 08 de setembro no site do IFPB.

Núcleos de Extensão e Cultura do IFPB Campus Sousa

Atualmente, o IFPB Campus Sousa conta com seis Núcleos de Extensão, que atuam em diversas áreas como Saúde Animal, Questões Ambientais, Desenvolvimento Rural e Questão Agrária e Cultura. São eles:

• Núcleo de Extensão em Medicina Veterinária (Nemev), coordenado pela professora Amélia Lizziane Duarte (amelia.duarte@ifpb.edu.br);
  • Núcleo Agro – Tecnologias do Campo à Mesa, sob responsabilidade da professora Tatiana Gouveia (tatiana.costa@ifpb.edu.br);
  • Núcleo de Extensão em Saúde de Pequenos Animais (Nespa), sob coordenação da professora Thaís Ferreira Feitosa (thais.feitosa@ifpb.edu.br);
  • Núcleo de Mudanças Climáticas, Energias Renováveis e Água, cuja coordenadora é a professora Lúcia Mara Figueiredo (lucia.figueiredo@ifpb.edu.br);
  • Núcleo ReTransformaR, coordenado pelo professor José Guimarães (jose.guimaraes@ifpb.edu.br);
  •  SouCultura - IFPB, sob responsabilidade do professor Pedro Couto (pedro.couto@ifpb.edu.br).

Para se vincular a um dos núcleos de extensão, o interessado deve contatar o coordenador e manifestar interesse em participar do grupo.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa