Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 05 > Campus Sousa produz álcool glicerinado a 80% para doar a comunidades carentes da região

Substância é alternativa segura e eficaz ao álcool gel
por Amanda Tavares de Melo publicado: 13/05/2020 16h53 última modificação: 14/05/2020 13h47

Em tempos de pandemia da Covid-19, professores e estudantes do Departamento de Química do IFPB Campus Sousa estão produzindo álcool glicerinado a 80% para compor os kits de limpeza que serão doados pela instituição. A iniciativa faz parte das ações que estão sendo executadas pelo Campus com vistas à profilaxia contra o novo Coronavírus, como a produção de materiais de limpeza e de sabão ecológico. Apenas no primeiro dia, foram produzidos 37 litros de álcool glicerinado, que foram armazenados em 74 embalagens de 500 ml.

A ideia foi desenvolvida pelo professor e coordenador do curso de Química do Campus Sousa Higo de Lima Bezerra Cavalcanti, com o apoio do técnico de laboratório Samuel Guedes, que está supervisionando a produção. A ação também conta com a participação de mais de 15 estudantes do curso de Química que se voluntariaram a contribuir com o projeto e que atuarão em grupos de três pessoas por turno de trabalho, para garantir a segurança do processo. A produção é chancelada pelo Conselho Regional de Química, que atuou como parceiro e forneceu orientações importantes sobre a elaboração do material.

A pandemia da Covid-19 provocou um crescimento expressivo da demanda por álcool gel, o que levou rapidamente a uma considerável redução dos estoques do produto nas farmácias e supermercados de Sousa e da região. De acordo com o professor Higo Bezerra, a produção do álcool glicerinado como alternativa ao álcool gel se revela uma opção segura e eficaz, podendo atuar como complemento aos cuidados necessários à prevenção do novo Coronavírus quando não houver acesso a sabões ou detergentes.

“Aqui no IFPB estamos produzindo uma formulação alternativa ao álcool gel endossada pela Organização Mundial de Saúde e de acordo com regulações da Anvisa, que é o álcool glicerinado a 80%. Essa formulação utiliza o álcool etílico 96% e a glicerina como agente espessante, garantindo uma menor evaporação do produto. É importante destacar o seguinte: a textura e a viscosidade do álcool glicerinado são marcadamente diferentes da do álcool em gel, porém a eficácia como antisséptico é a mesma”, destacou o professor.

Ainda segundo Higo Bezerra, a expectativa inicial do projeto era de produzir cerca de 70 litros da substância por semana, mas, diante do desempenho da equipe, a previsão subiu para, em média, 135 litros semanais, dobrando a expectativa do coordenador.

A produção do álcool glicerinado tem sido realizada nos laboratórios de Química da Unidade Sede do IFPB Campus Sousa, onde ocorrem as aulas práticas do curso. Toda a produção realizada nos laboratórios será distribuída para as comunidades carentes de Sousa e dos municípios vizinhos.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa