Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 04 > Professores e alunos de Química ensinam a produzir sabão ecológico em casa

Professores e alunos de Química ensinam a produzir sabão ecológico em casa

O sabão pode ser feito com óleo de cozinha usado, soda cáustica e água
por Amanda Tavares de Melo publicado: 22/04/2020 11h50 última modificação: 29/04/2020 12h20

Uma ação desenvolvida por professores e alunos do curso de Licenciatura em Química do IFPB Campus Sousa prova que ciência, sustentabilidade e solidariedade podem caminhar juntas para promover o bem-estar coletivo. Na última semana, docentes e estudantes de Química e do curso técnico em Meio Ambiente da instituição iniciaram a fabricação de sabão ecológico à base de soda cáustica e de óleo de cozinha saturado, com o objetivo de doar os materiais produzidos para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que residam em Sousa.

A iniciativa faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela instituição para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Além da fabricação do sabão ecológico, o Campus Sousa também está produzindo materiais de limpeza como água sanitária, detergente e desinfetante para doar a famílias carentes da região. As duas medidas possuem impacto direto na melhoria da higiene e da limpeza de residências e espaços coletivos de convivência, práticas fundamentais para o combate ao novo coronavírus.

De acordo com o professor do Departamento de Química, Hermesson Dantas, “esse trabalho tem uma grande relevância social por possibilitar que as comunidades carentes fabriquem o seu próprio sabão usando óleo de fritura, que é um material de que elas dispõem em casa. Isso pode auxiliar na higienização dos espaços e também se apresenta como uma medida benéfica para o meio ambiente, pois evita o descarte incorreto do óleo de cozinha usado. Com isso, esperamos ajudar a natureza e, quem sabe, gerar um novo aprendizado sobre a ciência e sobre a sua aplicação no dia a dia de diversas famílias da região”, completou.

Os experimentos que conduziram à fabricação do sabão foram realizados nos laboratórios de Química do Campus Sousa, mobilizando professores e alunos na produção do material. Como o projeto tem um viés didático, a ideia é ensinar as pessoas a produzirem o próprio sabão sem precisar sair de casa nem gastar muito dinheiro com produtos de limpeza, gerando comodidade e economia para as famílias.

Os procedimentos para fabricar o sabão foram apresentados em um passo a passo elaborado pelo professor Hermesson Dantas para facilitar o aprendizado por parte dos interessados. Além disso, “na quarta-feira (22), daremos um curso para moradores de uma comunidade carente de Sousa sobre a produção do material. Acreditamos que os que vão aprender a fazer o sabão se tornarão multiplicadores da ideia, repassando os conhecimentos adquiridos para os outros moradores da localidade. Um dos alunos do bairro é, inclusive, o vigia do Campus Sousa, que levará os conhecimentos da instituição em que trabalha para o cotidiano da sua comunidade” explicou o professor.

• Passo a passo para a fabricação do sabão:

1º passo: Meça em uma colher de chá aproximadamente 7g ou uma colher rasa de soda cáustica (NaOH);

2º passo: Transfira o conteúdo da colher para um copo (mocotó) e adicione 10 ml de água.

Obs: Pode usar um daqueles medidores de remédio para medir o volume de água;

3º passo: Dissolva a soda cáustica na água. Pode usar um bastão de madeira ou um pedaço de madeira para fazê-lo. Não se esqueça de usar luva e máscara.

4º passo: Meça 100 ml do óleo de fritura. O medidor pode ser aquele de farmácia ou de lojas de importados. Em seguida, transfira para um copo maior do que 100 ml.

5º passo: Transfira a soda cáustica dissolvida em água (passo 2) para o recipiente que contém o óleo de fritura. Faça essa transferência lentamente e, em seguida, comece a misturar. O tempo de mistura pode levar de 20 a 30 minutos. Transfira para a fôrma em que deseja colocar o seu sabão e pronto!

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa