Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 12 > Campus realiza teste rápido de HIV em ação nesta terça (17)

Campus realiza teste rápido de HIV em ação nesta terça (17)

Serviço faz parte da campanha Dezembro Vermelho, de prevenção à AIDS
por Clébio Melo publicado: 17/12/2019 14h39 última modificação: 06/01/2020 09h28
Exibir carrossel de imagens Estudantes fazem teste rápido de HIV

Estudantes fazem teste rápido de HIV

O IFPB Campus Sousa ofereceu, nesta terça-feira (17), testes rápidos gratuitos de HIV para servidores e estudantes da instituição. A ação, que fez parte da campanha Dezembro Vermelho de mobilização sobre prevenção ao HIV, AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aconteceu graças à parceria com a prefeitura de Sousa (PB). O serviço foi prestado na unidade São Gonçalo.

Para o atendimento, a secretaria municipal da Saúde trouxe 30 testes rápidos do HIV. A testagem foi feita com a coleta do fluido oral (saliva), obtido na cavidade bucal perto da gengiva. O resultado demorava cerca de dez minutos. Antes, houve um momento de conscientização sobre a AIDS dirigido aos jovens. "Nós realizamos uma palestra sobre HIV e AIDS e métodos de prevenção", destacou Pascalle de Sousa Rocha, auxiliar de enfermagem do Campus Sousa.

Segundo o ministério da Saúde, em 2017, um em cada cinco novos casos de HIV estavam entre homens de 15 a 24 anos no Brasil. Por isso, os jovens têm sido foco de campanhas de prevenção nos últimos anos. A estimativa oficial é que 866 mil pessoas vivem com o HIV no país, atualmente. "A principal forma de aquisição do vírus HIV é através da relação sexual", lembrou o médico do Campus, José Kildere Alves do Nascimento.

A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de Dezembro. A campanha Dezembro Vermelho foi instituída por lei no Brasil em 2017. O objetivo é chamar a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com o vírus.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa