Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 07 > Revista científica do Campus Sousa é avaliada pela Capes

Noticia

Revista científica do Campus Sousa é avaliada pela Capes

O periódico "Agroecologia no Semiárido", lançado em 2017, recebeu conceito C
por Clébio Melo publicado: 25/07/2019 14h59 última modificação: 26/07/2019 09h42
Classificação C é atribuída, normalmente, aos periódicos mais recentes

Classificação C é atribuída, normalmente, aos periódicos mais recentes

A revista "Agroecologia no Semiárido", do IFPB Campus Sousa, passou pela primeira avaliação no sistema de classificação da produção científica brasileira realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. O Qualis Periódico atribuído preliminarmente à publicação foi o conceito C, geralmente destinado às revistas recentes no país. O periódico do Campus Sousa está, apenas, na quinta edição e foi lançado em julho de 2017.

A revista foi criada para publicações em 16 áreas temáticas dentro das Ciências Agrárias. Para submissão, são aceitos artigos científicos, notas técnicas e artigo de revisões. São, no mínimo, duas edições por ano, disponibilizadas no portal do IFPB, com acesso livre. Na primeira edição, é possível encontrar artigos com quase 5 mil visualizações e mais de 8 mil downloads.

Apesar do pouco tempo de existência, a revista já conta com uma forte lista de indexadores, o que ajuda na divulgação científica e na visibilidade das produções. Indexadores bases de dados que reúnem títulos científicos. Entre eles, está o Latindex, do México, que inclui revistas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Ela também possui o DOI (Digital Object Identifier), que é um identificador único para artigos, anais e outras publicações científicas.

Ednaldo Pereira Barbosa Júnior é professor do IFPB Campus Sousa e editor-chefe da revista, atualmente. Ele diz que foi surpreendente essa primeira avaliação da revista, em tão pouco tempo. "Ela está sendo reconhecida dentre tantas revistas e conseguiu avançar como ser. Eu já estou satisfeito por isso", disse.

A classificação no Qualis é feita por comissões de consultores, cada qual focalizando um conjunto específico de áreas do conhecimento e seguindo critérios diferenciados. Os critérios para atribuição de qualidade a um periódico variam entre áreas e estão disponíveis no item critérios das áreas, na página do Qualis. Desse modo, não são levados em consideração somente índices quantitativos, mas também outros critérios determinados pela comissão que representa a área. Em meados deste mês, a Capes comunicou, através de ofício, uma nova metodologia para a classificação de periódicos (veja aqui). 


Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa, com informações da Capes