Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 04 > Projeto de divulgação científica tem primeira palestra realizada

Projeto de divulgação científica tem primeira palestra realizada

Evento aconteceu no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Sousa (PB)
por Clébio Melo publicado: 10/04/2019 13h17 última modificação: 10/04/2019 13h17
Foto cedida por Higo de Lima Bezerra Cavalcanti Professor Higo Cavalcanti ministra palestra sobre as aplicações da luz na ciência

Um projeto de extensão que começou ser executado neste ano de 2019 pretende popularizar mais a ciência para moradores de Sousa (PB). A ideia foi desenvolvida pelo professor Higo de Lima Bezerra Cavalcanti, ligado ao curso superior de licenciatura em Química do IFPB - Campus Sousa. A primeira palestra já foi realizada.

Higo se inspirou na história de um cientista inglês para formatar o projeto "Palestras Michael Faraday de Ciências: Divulgação Científica na Cidade de Sousa - PB". Michael Faraday (1791-1867) foi um importante cientista britânico. De origem pobre, Michael não teve educação formal, mas conseguiu se autoeducar e fazer descobertas científicas e tecnológicas revolucionárias. Ele compartilhou com as pessoas formas acessíveis de como utilizar a eletricidade, por exemplo. Por isso, é chamado de pioneiro no entendimento público da ciência, através das palestras que ministrou na Royal Institution of Great Britain, em Londres. "Conhecendo essa história, eu decidi que gostaria de tomar essa responsabilidade para mim também, de tornar aquilo que faço, a ciência que ensino, disponível para crianças e jovens carentes aqui da região", contou Higo.

O projeto foi elaborado para ser realizado num ciclo de 4 palestras públicas ao longo de 2019, todas a serem ministradas nas instalações do Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB), em Sousa, no alto sertão paraibano, instituição parceira. O projeto está registrado na coordenação de Extensão do Campus Sousa.

A equipe que toca a organização do ciclo de palestras fez a divulgação em escolas públicas de Sousa para convidar alunos de diversas séries do ensino básico. O primeiro evento do ciclo aconteceu no fim de março. Jovens e adultos puderam conhecer melhor algumas das aplicações da luz na história da ciência, tema da palestra de abertura. "Nós fizemos vários experimentos lá e com a interação do público", disse Higo.

A próxima palestra do ciclo está marcada para o dia 13 de junho. Integrantes do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia - NEPA, do IFPB Campus João Pessoa, serão os responsáveis pelo segundo evento de divulgação científica. De acordo com o professor Higo, o tema e o horário ainda estão em definição. Após a palestra, haverá observação por telescópios.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa