Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2018 > 06 > III Encontro de licenciaturas discute saúde mental na escola

III Encontro de licenciaturas discute saúde mental na escola

Programação do evento foi desenvolvida em dois dias na unidade Sede do Campus Sousa
por Clébio Melo publicado: 27/06/2018 10h43 última modificação: 04/07/2018 14h18
Exibir carrossel de imagens Foto: organização Terceira edição do evento discute um problema cada vez mais presente nas instituições de ensino do Brasil

Nos dias 15 e 16 deste mês, profissionais da educação, estudantes e convidados discutiram, na unidade Sede, a saúde mental no ambiente escolar. Foi no III Encontro de Discussões Pedagógicas das Licenciaturas do IFPB - Campus Sousa, evento organizado pela turma do 3º período do curso superior de Educação Física.

A programação foi organizada para tratar de temas como machismo, homofobia, racismo e depressão, em rodas de conversa e palestras. Um debate abordou os desafios na formação do professor, diante dos sofrimentos vivenciados na escola.

Dados recentes do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento identificaram que transtornos mentais atingem cerca de 14% das crianças e adolescentes no Brasil, mas, apenas 1/5 buscam ajuda para o diagnóstico e tratamento. A importância do tema sempre é reforçada pela professora Aparecida Sobreira, tanto nas aulas quanto nos eventos dos quais organiza e/ou participa. A servidora recebeu homenagens pelo trabalho desenvolvido no Campus.

Sete oficinas completaram a programação do evento, entre elas cordel, fotografia, danças populares e histórias africanas. "A gente conseguiu fazer uma ligação grande desses problemas psíquicos de sofrimento com as licenciaturas", comemorou a estudante de Educação Física, Rebecca Gomes.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa